Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


Cuidado com a vaidade!


Muitos dos problemas de relacionamento que acontecem nas organizações (eclesiásticas ou não) estão diretamente relacionados com a vaidade e o desejo de estar em evidência.

A motivação para realizar eventos, dirigir projetos, dar aulas ou liderar pequenos grupos reside na vontade (não aparente) de ser elogiado e reconhecido. Os resultados serão importantes, mas estarão em segundo plano diante do objetivo maior de receber exaltação.

Por isso o ensino freqüente de líderes cristãos, respaldados pela ênfase bíblica, de que uma das principais características do líder maduro é a
humildade. O reconhecimento e a glória não devem mover os corações, mas, sim, o desejo de servir e de ajudar ao próximo.

É um desafio estar avaliando constantemente as motivações. Mas não há jeito melhor de restabelecer o foco correto e afastar os prejuízos que a distração da fama pode produzir na organização.

A vaidade prejudica as relações. Não há dúvida quanto a isto.
Vejamos algumas das razões, capazes de fazer estremecer relacionamentos antigos e fortes:

Desejo de ter, de ser dono, proprietário - a vaidade leva a pessoa a tratar o evento ou projeto como propriedade sua, particular. Algo que deve lhe dar dividendos, lucros, fama e/ou poder: Eu fiz isto, eu produzi, eu determinei, eu, eu, eu. A obra é minha e eu devo ser reconhecido como alguém capaz, um líder digno de elogios.

Insegurança - a pessoa não está bem certa de seu valor intrínseco, dignidade que vem da visão correta da
vida, do interesse de Deus e do valor que Ele dá ao ser humano, demonstrado pelo sacrifício de Cristo Jesus. Precisa, então, encontrar satisfação no fazer e no ter coisas. Pensa que se não fizer grandes projetos ou eventos não será lembrada, não será querida. Busca a evidência a qualquer custo sem se preocupar se está machucando alguém.

Competição - revela-se no desejo de sobrepujar os outros, de ser o melhor, de estar sempre se medindo com outras pessoas ou líderes. Realiza mas não se realiza. Os eventos ou projetos são instrumentos para alcançar o objetivo de sentir-se melhor e mais capaz que os outros. Seu foco não está na ministração aos interesses das pessoas, mas em satisfazer suas próprias necessidades.

Bastam os exemplos citados para ver que a vaidade não deve encontrar espaço em organizações maduras e sérias. Em instituições eclesiásticas, então, a incompatibilidade se torna mais acentuada!

A grande motivação para liderar, seja em que área for, está na noção de serviço, com humildade. Buscando prioritariamente o interesse dos outros. Quem desejar ser o primeiro, disponha-se a servir.

Quando a vaidade é controlada fica mais fácil superar diferenças, negociar atribuições, aceitar limitações em prol do benefício de todos. A ausência de vaidade na equipe (ou instituição) permite conversas abertas, eliminação de agendas ocultas, transparência e, principalmente,
pessoas dispostas a buscar soluções satisfatórias para todos.

Não são poucos os exemplos de conflitos acontecidos em razão do embate de vaidades. Mais grave ainda, é o fato de que as pessoas dissimulam o real motivo do problema. Afinal, ninguém "discutiria" apenas por vaidade! Discussões sobre cor de cortina, tipo de iluminação, estilo de roupas, podem ser apenas a ponta do "iceberg".

Sabendo que a vaidade é capaz de tantos prejuízos, nada melhor que ficar atentos e afastar, definitivamente, este sentimento - seja em mim ou em você.



DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -