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APRENDENDO A CONFIAR SOMENTE EM JESUS
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Posted by Francisco Souza
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Estudo Biblico
APRENDENDO A CONFIAR SOMENTE EM JESUS
A Bíblia ensina que Deus, o Pai e Supremo Criador, enviou Seu Filho, Jesus Cristo,
para
ser o único em quem os homens podem e devem confiar para o perdão dos
seus
pecados e para receberem o presente da vida eterna. Jesus é o único caminho
que
conduz ao Pai. Portanto, todas as pessoas de qualquer país, raça ou nação,
precisam
aprender a confiar somente em Jesus Cristo e a confessá-lo como o seu
único
e suficiente Salvador e Senhor, renunciando, de uma vez por todas, os seus
antigos
valores em que apoiavam a sua fé. Neste estudo veremos como a Bíblia
Aquele
que perseverar até o fim crendo em Jesus será salvo. Leia, em sua Bíblia, os
textos
indicados, reflita sobre eles:
1-
Jesus é o Salvador prometido por Deus e anunciado pelos anjos.
"Ela
terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo
dos
pecados deles"(Mateus 1.21).
2-
Jesus é a solução que Deus preparou para a salvação de todo pecador.
"No
dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse: Aí está o Cordeiro
de Deus,
que tira o pecado do mundo!"(João 1.29). "Porque
Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquelque
nele crer não morra, mas tenha a vida eterna"(João 3.16).
3-
Além de Jesus, não há nenhum outro Salvador.
"Jesus
é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: "A pedra que vocês, os
construtores,
rejeitaram veio a ser a mais importante de todas." A salvação só pode
ser
conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus
tenha
dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos" (Atos 4.11,12).
4-
Jesus é o único caminho que nos conduz ao Pai(céu). "Jesus
respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até
o
Pai a não ser por mim"(João 14.6).
5-
Jesus e o verdadeiro Deus e a própria vida eterna.
"Sabemos
também que o Filho de Deus já veio e nos deu entendimento para
conhecermos
o Deus verdadeiro. A nossa vida está unida com o Deus verdadeiro,
unida
com o seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro, e esta é a vida eterna"(1
João 5.20).
6-
Jesus, o Filho de Deus e o maior que Moisés(lei) e Elias(profetas) e devemos
ouvi-lo. "Logo
depois, uma nuvem os cobriu, e dela veio uma voz, que disse: Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz!"(Marcos 9.7).
7- O
cristão não pode querer se justificar pela lei. "Vocês
que querem que Deus os aceite porque obedecem à Lei estão separados de Cristo
e não têm a graça de Deus"(Gálatas 5.4).
8-
Precisamos crer em Jesus e confessá-lo como nosso Senhor para a nossa
Salvação,
e permanecer crendo nEle ate o fim. "Se
você disser com a sua boca: "Jesus é Senhor" e no seu coração crer
que Deus ressuscitou
Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos
por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos"(Romanos 10. 9-10).
"Mas
quem ficar firme até o fim será salvo"(Mateus 10.22b).
salvos"(Hebreus
10.39).
Conclusão:
Confiamos
mais em uma pessoa à medida que a conhecemos melhor. O apóstolo
Paulo
teve um conhecimento profundo de Jesus Cristo como o Filho de Deus, e
como
o próprio Deus. Por isso declarou: "mas o que para mim era lucro, isto
considerei
perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus como
meu
Senhor; por amor do qual, perdi todas as coisas e as considero como refugo,
para
ganhar a Cristo"(Filipenses 3.7,8). Devemos, pois, abandonar tudo em que
confiávamos
antes(ídolos, doutrinas, filosofias, ideologias, santos protetores, boas
obras,
etc., e confiar somente em Jesus Cristo para a nossa Salvação.
Oração
Faça,
agora, uma oração renunciando todas as coisas em que você confiava e
confesse
a Jesus Cristo corno o seu único Salvador e Senhor(em voz alta).
Versículo
para decorar
"Respondeu-lhe
Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao
Pai
senão por mim" (João 14.6).
Apostasia a Palavra
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Posted by Francisco Souza
Tag :
Estudo Biblico
Apostasia a Palavra
A Palavra "apostasia" em II Tessalonicenses 2:3
II Tessalonicenses
2:1-10
V.1; para quem Paulo está falando?
"irmãos"; para a Igreja.
V.2; qual o assunto, de que dia Paulo
está falando? O dia do Senhor, Paulo está falando da chegada do dia do Senhor,
da chegada da tribulação.
O que Paulo está falando para a
Igreja? "olha gente, nem que vocês recebam epístola, carta, informação, recado,
telegrama, telefonema, etc., de que chegou o dia do Senhor, a
tribulação..."; é sobre isso que Paulo está falando.
Ele começa assim, falando do arrebatamento: "quanto a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele ...", nossa reunião com ele, é o arrebatamento. Em seguida, Paulo fala da chegada do dia do Senhor, a tribulação; "como se o dia do Senhor já estivesse perto". E no V.3 Paulo diz: "ninguém de modo algum vos engane", é mentira. Paulo está desmentindo um boato que estava surgindo já naquele tempo de que a tribulação estava perto. V.2; "como se procedesse de nós através de epístola".
Ele começa assim, falando do arrebatamento: "quanto a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele ...", nossa reunião com ele, é o arrebatamento. Em seguida, Paulo fala da chegada do dia do Senhor, a tribulação; "como se o dia do Senhor já estivesse perto". E no V.3 Paulo diz: "ninguém de modo algum vos engane", é mentira. Paulo está desmentindo um boato que estava surgindo já naquele tempo de que a tribulação estava perto. V.2; "como se procedesse de nós através de epístola".
V.3; "ninguém de modo algum vos
engane; porque isso não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o
filho da perdição ... V.9".Paulo está explicando: "gente, nós não
estamos no dia do Senhor (na tribulação), porque ainda não veio a apostasia". Aqui é que
está a grande confusão no entendimento. O que é apostasia? Em nosso contexto
comum, quando alguém diz assim: "fulano apostatou"; significa que ele
se rebelou contra Deus, que se afastou da fé.
Porém, como a palavra
"apostasia" em si, está escrita aqui em Tessalonicenses, não quer dizer
isso. O verbo de onde vem a palavra apostasia é "afistemi", e quer
dizer: retirado, ir embora, partir, retirar-se de. Para significar: cair da
verdade ou se afastar da verdade, o contexto tem que levar a isso. Se a palavra
aparece sozinha, sem que o contexto nos leve a esse entendimento, não temos
autoridade para dizer que é afastamento da fé.
O verbo "afistemi" aparece 15
vezes no V.T.; 11 vezes significando partir, sair, ir embora. Vamos analisar
algumas passagens:
Lucas 2:37; está
falando de Ana, que era viúva de 84 anos, e que "não se afastava (apostatava - afistemi) do templo."
Lucas 4:13;
"... retirou-se (apostatou, afistemi) dele até a ocasião oportuna".
Apartou- se, retirou-se; quando lemos entendemos: foi embora, partiu. É essa a
conotação geral da palavra "afistemi". Lucas 13:27; "...
apartai-vos (afistemi) de mim ..."; é a mesma palavra, apartai-vos de mim,
saí para longe, vá embora, não é isso? Essa é a palavra "afistemi".
Então, se você levantar por número de vezes que ela aparece no N.T., o sentido
predominante é o ato de uma pessoa separar-se de um lugar ou de alguém.
Uma única vez a palavra
"afistemi" aparece em apostasia da fé, e é explicado claramente no
contexto.
I Timóteo 4:1;
apostatarão da fé.
Aqui é o mesmo verbo afistemi que
lemos em Lucas, porém está claramente referindo-se a afastar-se da fé, o
contexto explica assim. Se traduzirmos a palavra sempre como afastar-se da fé,
é um grande erro. Temos que analisar o contexto onde a palavra está inserida.
Se o contexto falar de fé, aí sim será afastar-se da fé. Dizer-se que
originalmente esta palavra significa afastar-se da fé, não é correto. A palavra
significa: partir de; retirar-se. Para ser afastar-se da fé, o contexto tem que
explicitar.
Agora, lá em II Tessalonicenses, qual
é o assunto? É fé ou é vinda de Jesus? O assunto de fé não é nem citado; lemos
isso no V.1-9. Qual é o assunto? Paulo está explicando: "olha, quanto a
nossa reunião com o Senhor Jesus (quer dizer, quanto ao arrebatamento), cuidado,
vocês podem ser enganados, estão saindo boatos por aí, porém nós não estamos na
tribulação" Porque? E Paulo conclui: "porque para chegar a tribulação
é preciso que venha a partida";
é só assim que temos que traduzir.
V.3; "Isso não sucederá sem que
venha primeiro a partida",
quer dizer: a tribulação ( o dia do Senhor) não vem sem que venha a
partida". Só isso, não está falando de fé, não diz partida de fé.
E que partida é essa? Vamos analisar
na gramática da língua grega. "Sem que venha primeiro a partida". No
grego,
quando aparece o artigo definido, é para pararmos e prestarmos atenção,
sabe porque? Porque os substantivos no grego já são definidos por si mesmos;
não dizemos no grego: o menino. Quando aparece "menino", já é
definido. Quando for indefinido é que temos que por o artigo. Quando um
substantivo, que por si já é definido, aparece com um artigo definido, é para
prestarmos atenção, é porque alguma coisa muito específica vai ser falada. E
quando isso aparece, significa que a pessoa que está falando, sabe do que se
trata ou aquilo já foi relatado e essa pessoa, presume que o leitor saiba do
que está sendo falado. Nesta passagem, Paulo não explica nada, ele só fala: a
partida; só isso. Se fosse traduzir para o português, tinha que ser assim:
"olhem, o dia do Senhor não vem, sem que antes venha a partida".
É isso que está acontecendo em II
Tessalonicenses; Paulo fala assim: calma, a tribulação não começou, pois para
começar tem que vir antes a partida. Agora, será que aqueles leitores sabiam do
que Paulo estava falando? Claro que sim, como começa o V.1? "Quanto a
nossa reunião...", está no contexto restrito do que Paulo está falando.
Outro argumento forte: para quem Paulo está falando este assunto? Para os
Tessalonicenses. E para quem Paulo descreveu detalhadamente acerca do
arrebatamento em uma carta anterior? Foi para os mesmos Tessalonicenses.
Portanto, Paulo não precisava explicar mais nada.
Então, não confundam mais e nem se
deixem ensinarem errado; esta palavra "apostasia" aqui em II
Tessalonicenses, significa simplesmente "afastamento, partida", e
está se referindo ao arrebatamento. Não tem nenhuma indicação de afastamento da
fé ou de Deus, mas sim está falando de nossa reunião com o Senhor Jesus.
O tempo da vinda de Jesus Cristo
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Posted by Francisco Souza
Tag :
Estudo Biblico
Tentativas
houveram para determinar a data da vinda de Cristo mas em nenhuma delas o
Senhor veio na hora marcada pelos homens. E destacou que o tempo exato da sua
vinda está oculto em Deus. Mateus 24 : 36 - 44.
Daremos
a seguir uma visão geral sobre o tempo da sua vinda.
Os
sinais que precederão a sua vinda
Falsos Cristos - Mateus 24 : 5 Porque
muitos virão e meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
I
Guerra Mundial - 8 milhões morreram e 15 milhões mutilados
II
Guerra Mundial - 55 milhões morreram
Fome - Mateus 24 : 7 ... haverá
fome,...
Milhares
de pessoas morrem diariamente no mundo.
Pestes - Mateus 24 : 7 ... e pestes ...
Câncer, Cólera, AIDS e outras.
Terremotos - Mateus 24 : 7 ... e
terremotos em vários lugares.. 1985
- 8000
mortos no México
1988
- 25000 mortos na Armênia
1990
- 35000 mortos no Irã
1993
- 30000 mortos na Índia
Multiplicação dos pecados - Mateus 24 :
12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.
Proliferação do ocultismo - I Timóteo 4
: 1 ... dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.
Decadência moral - II Timóteo 3 : 1 - 2
... que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens
amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos,
desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,...
Ciência avançada - Anum 2 : 4 Os carros
se enfurecerão nas praças, chocar-se-ão pelas ruas; o seu parecer é como o de
tochas, correrão como relâmpagos.
A
Segunda vinda de Jesus
A
segunda vinda de Jesus será dividida em duas fases :
1a
Fase ARREBATAMENTO DA IGREJA
2a
Fase A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA
Ensinos
sobre o arrebatamento
Vamos citar muitos textos sobre este
assunto e peço a Deus que abra nosso entendimento. Devemos orar e pedir ao
Espírito Santo que nos auxilie e nos traga a revelação, para entendermos bem
este assunto. [Uma das maiores discussões é se o arrebatamento da Igreja se
dará no início da tribulação, no meio ou no final.]
Existem
teologia sobre o assunto que são conflitantes:
Pré-tribulacionismo: a Igreja não
entra no período da tribulação.
Midi-tribulacionismo: dizem que a
Igreja é arrebatada no meio do período da tribulação (3,5 anos)
Pós-Tribulacionismo: dizem que a
Igreja é arrebatada no final da tribulação, após os 7 anos.
Outras
questões acerca do arrebatamento
Quem tomará parte do arrebatamento;
toda Igreja? parte da Igreja? Ou seja, quando e quem tomará parte do
arrebatamento são as maiores questões discutidas nas Igrejas. Vamos estudar na
Bíblia e pedir revelação ao Espírito Santo sobre essas questões.
A nossa esperança
• I Tessalonicenses 1:8-10 "... e
esperardes dos céus a seu Filho ... Jesus, que nos livra da ira vindoura"
a vinda de Jesus para sua Igreja, nos livrará da ira vindoura, que ira é essa?
• Colossenses 1:27; "... Cristo em
vós, a esperança da glória".
Esta palavra "esperança"
aqui, esta ligada à palavra espera, do verbo esperar. Cristo em vós, isto é, em
mim, em você; Cristo em mim, significa que estou esperando a glória, que estou
esperando o corpo glorificado, que estou esperando a chegada (a hora) de ir para
o céu.
• Colossenses 3:4; "... então
também vós vos manifestareis com ele em glória". Cristo em vós,
significa
a espera da manifestação desta glória aqui citada.
• Romanos 8:24 "Porque na esperança fomos salvos
..."; fomos salvos na espera, na esperança que estamos falando.
"Ora,
a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o
espera"? É a mesma característica de fé (Hebreus 11:1). Portanto, não vejo
mas é certeza que acontecerá. Vimos esses versículos, para mostrar qual tem que
ser a nossa expectativa; aguardando, eu estou aguardando do céu o meu Salvador,
você está?
Quando você está aguardando alguém,
por exemplo, que você convidou para jantar em sua casa, como você fica? Vai
chegar, deixa eu me arrumar. Você arruma a casa toda, toma banho, veste uma
roupa apropriada, a melhor, ajeita tudo e fica esperando tocar a campainha. Se
for alguém que você anseie muito a chegada, você diz: "parece que está
demorando". É essa que tem que ser a nossa expectativa, aguardando do céu
o nosso Salvador.
O
que a Igreja espera?
O encontro com o noivo. Quando uma
noiva vai se casar, tudo passa a ser em função daquele dia, daquele momento; o
dinheiro, o tempo, o esforço, a cabeça, as idéias, a memória, tudo é em função
do dia do casamento. Nós estamos esperando o nosso noivo, que vem nos buscar e
nos levar para a casa dele, para a casa que ele preparou. João 14:1-3
Assim
que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram;
eis que tudo se fez novo. (II Corintios. 5.17)
O
substantivo: REGENERAÇÃO (Paliggensia) Em Tito 3.5-,refere-se à restauração, ou
melhor, à transformação do homem salvo que de agora em diante entrou numa nova
vida.
Essa
significação refere-se à alteração que o Espírito Santo efetua.(o efeito).
Por
exemplo, o vocábulo (gennão)- juntamente com (anõthen) (João 3.33,5) significa
gerar ou nascer, sendo usado em João 1.13; 3 á 8 –I João 2.29 – 5:1,4,18, etc.
Em I
Pedro1.3,23– a palavra (anagennão) que significa gerar de novo ou novo
nascimento, é encontrada com sentido especial para a regeneração.
Em
Romanos 1:2, Paulo diz: E não vos conformeis com este mundo, mas
transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…
Em
Gálatas 6:15, novamente ele afirma: Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão
nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
Em
Efésios 2.15-, Na sua carne (Cristo) desfez a inimizade, isto é, a lei dos
mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois
(judeus e gentios) um novo homem, fazendo a paz.
Portanto,
a regeneração,em vários de seus elementos transformadores, toma como primeiro
passo, o novo nascimento (João 3.5), toma como primeiro, pois através dele o
homem pode vir a ser uma nova criatura criada segundo a imagem de Cristo, em
“santificação”. (Romanos 8.29,30).
Feito
isso, então ele está apto para ver e entrar no reino de Deus.
(Mateus
19.28). etc.
No
Antigo Testamento, por exemplo, apesar da palavra regeneração não está
explicitamente presente como Novo, contudo, a idéia se faz presente em vários
contextos similares. Em Ezequiel, por exemplo, Deus conclama uma transformação
radical para o homem, dizendo; E LHES DAREI UM SÓ CORAÇÃO, E UM ESPÍRITO NOVO
POREI DENTRO DELES…(Ez. 11.19a- 18.31) e outros versículos similares.
Significado
da REGENERAÇÃO.
Do
lado divino de observação, a mudança de coração é chamada de REGENERAÇÃO, de
novo nascimento; e do lado humano é chamada de CONVERSÃO.
(
João 3.5—10;10,28- I João 5;11,12) como a concessão de uma nova natureza (II
Pedro 1.4) ou coração novo (Jeremias 24.7- Ezequiel 11;19—36;26) e a produção
de uma nova criação (II Corintios 5.17).
As
Escrituras apresentam a regeneração como uma obra de Deus; mas há numerosos
meios e exigências envolvidos na experiência, que são apresentados da seguinte
maneira:
Somos
nascidos NÃO…da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (João
1.13). Tiago diz SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE
(Tiago 1.18).
A
morte e ressurreição de Cristo. Precisamos lembrar que o nascimento é concedido
mediante a fé no Cristo crucificado (João 3.14-16) e que a ressurreição de
Cristo está igualmente envolvida em nossa regeneração (I Pedro 1.3).
Sendo
de novo gerado, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra
de Deus.(I Pedro 1.23a) O mesmo pensamento é expresso em João 3.5 e Tiago 1.18,
respectivamente. De Efésios 5.26, aprendemos que a nossa purificação é
relacionada à Palavra de Deus. E a passagem de João 15.3, expressa o
significado do argumento. Isso não significa regeneração batismal, e sim,
regeneração moral e metafísica.
Porque
ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo não teríeis contudo muitos pais;
porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo (Corintios 4.15- Gálatas
4.19).
Pelo
Espírito Santo, Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que
não nascer da água (Palavra) e do Espírito (Espírito Santo), não pode entrar no
reino de Deus. (João 3.5). E outros contextos similares.
NASCIMENTO-
Deus o Pai é quem o gerou, e o crente é nascido de Deus (I João 5.1) nascido do
Espírito (João 3.3,5,6), nascido do alto (tradução literal). Esse termo
refere-se ao ato da graça criadora que faz do crente um filho de Deus (João
1.12,13 etc).
PURIFICAÇÃO-
Deus nos salvou pela lavagem (literalmente, lavatório ou banho) da regeneração
(Tito 3.5). A alma foi lavada completamente das imundícias da vida de outrora,
recebendo novidade de vida, experiência simbolicamente expressa no ato de
batismo (Ato 22.16). Por inferência é o que Pedro diz: Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não da consciência para com Deus…(I Pedro 3.21a)
VIVIFICAÇÃO-Somos
salvos não somente pela lavagem da regeneração, mas também pela renovação do
Espírito Santo (Cl. 3.10 e Tito 33.5). O Espírito de Deus é quem opera neste processo
de vivificação do crente, como bem podemos desprender dos seguintes textos:
Salmo 51.10—ll9.25,37,40,50,88,1149, 154,156,159—Romanos 12.2—Efésios 4.23,etc.
A essência da regeneração é uma vida concedida por Deus Pai, mediante Jesus
Cristo e pela operação do Espírito Santo.
A fé Cristã é fundada sobre Jesus Cristo
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Posted by Francisco Souza
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Estudo Biblico
A fé Cristã é fundada sobre Jesus Cristo
A fé Cristã é fundada sobre Jesus Cristo e Sua ressurreição.
Antes
dos evangelhos do Novo Testamento terem sido escritos, os líderes Cristãos
primitivos declararam sua crença na morte e ressurreição de Jesus através de
uma declaração de crença conhecida como um credo. O registro mais antigo do
credo Cristão é apresentado por Paulo e encontrado em 1 Coríntios 15:3-8:
“Antes
de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos
pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro
dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi
visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria
sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais
tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por
mim, como por um nascido fora de tempo.”
Fé
Cristã: Importância do Registro Primitivo para o Credo
Um
dos maiores argumentos contra a fé Cristã é que a história da ressurreição seja
um mito que se desenvolveu ao longo de cerca de um século depois que Jesus foi
crucificado em uma cruz romana. Acreditava-se no início que os relatos dos
evangelhos foram escritos tanto quanto cem anos depois que Jesus caminhou sobre
a terra. Recente estudo da confiabilidade do manuscrito e crítica textual agora
identifica os evangelhos como sendo de 30 a 50 anos após Jesus. Por que é que a
passagem acima é tão importante? Porque os estudiosos bíblicos, usando os
registros históricos de Paulo e suas primeiras viagens a Damasco e Jerusalém,
datam a passagem acima de aproximadamente 35 DC, apenas 3 a 5 anos após a morte
de Jesus Cristo. Isto é dramático porque esses mesmos estudiosos sustentariam
que esse credo fundamental para a fé Cristã se desenvolveu muito rapidamente
para um mito se desenvolver e distorcer o registro histórico da ressurreição.
Fé
Cristã: Jesus Cristo e Sua Ressurreição
Já
que a fundação da fé Cristã é Jesus Cristo e Sua ressurreição, então a
veracidade histórica da sua vida, morte e ressurreição é equivalente. Assim
como Paulo declarou mais tarde em sua carta aos Coríntios (1 Coríntios
15:14-17):
“E,
se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa
pregação, e vã, a vossa fé; e somos
tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que
ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos
não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não
ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis
nos vossos pecados.”
Embora
a fé Cristã não seja puramente baseada em evidências, é definitivamente
suportada pela evidência. Fé não é desligar o cérebro e basear-se apenas no
coração, ou esmagar a razão em favor da emoção. Não, o objetivo real da fé
Cristã é buscar e conhecer a Jesus Cristo com todas as facetas do caráter
humano. Trata-se de amá-Lo com todo seu coração, mente, alma e força.
Sucesso Fracassos
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Posted by Francisco Souza
Tag :
Estudo Biblico
“Mas,
havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; (II Cr
26.16ª).
O
reconhecimento da participação de Deus em nossas conquistas é imprescindível,
pois nunca devemos superestimar a nossa importância mediante as grandes
conquistas que experimentamos. O ser humano está sujeito a sucessos e
fracassos, tanto um como outro, dependem dos projetos que arquitetamos na vida,
embora nem sempre os fracassos aconteçam por alguma falha que cometemos na
execução, existem inúmeros fatores que contribuem inclusive os acidentais.
Discorreremos nesse mote sobre o sucesso e fracasso do Rei Uzias.
Contexto
histórico
A história de Uzias é contada em (2 Rs 15.1-7) e em (2 Cr 26.1-23). Rei de Judá, conhecido também pelo nome de Azarias, (2 Rs 15.1-13), tinha apenas 16 anos quando assumiu o poder, (Familiares: Pai – Amazias; mãe – Jecolias; filho – Jotão). Considerado um engenheiro de notável saber, possuiu grandes fazendas e reinou por 52 anos. O seu egoísmo o levou ao final trágico morrendo leproso (2 Cr 26.21,22).
1. Rei Uzias
“Yahweh” é minha força
a) Sucesso
-Buscou a Deus
sendo submissa a orientação do sacerdote Zacarias (2 Cr 26.5);
-Agradou a
Deus durante seus primeiros anos como rei;
-Obteve
sucesso em derrotar os inimigos do seu pai, começando com os edomitas (2 Rs
14.22; 2 Cr 26.1);
-Derrotou com
êxito os filisteus e os árabes (2 Rs 15.3; 2 Cr 26.4,5);
-Fortificou e
fortaleceu Judá significativamente (2 Cr 26.9,15);
-Seu nome
ganha notoriedade;
-Deus o fez
prosperar (2 Cr 26.5).
corrompeu (2 Cr 26.16);
-Não
compreendeu que tudo quanto ele realizara provinha da ajuda de Deus (2 Cr
26.5,7);
-Se achou tão
auto-suficiente que dispensou os sacerdotes (- Eu faço tudo, eu mesmo queimo o
meu incenso no templo do Senhor – o que era restrito aos sacerdotes);
-Foi lançado
fora, rejeitado por Deus e pelos sacerdotes;
- Morreu
leproso, um final trágico.
2. Sucesso nem
sempre implica sucesso
Há sucesso que
é meio caminho para o fracasso, principalmente quando o individuo não tem noção
do que é estar no topo do sucesso. Uzias não pensou nisso se achou
auto-suficiente para todas as finalidades, inclusive exercer o sacerdócio,
lembre-se que o fracasso está nas entrelinhas do sucesso, os maiores estragos
são causados pela
queda das grandes árvores. Estar no topo do sucesso significa passagem por ele.
queda das grandes árvores. Estar no topo do sucesso significa passagem por ele.
“Nunca estamos
tão próximos do fracasso do que durante os nossos maiores sucessos”.
Quando
atribuímos o nosso sucesso a Deus, as coisas procedem de forma especial, mas
nem sempre tratamos assim, principalmente quando a jactância predomina o
coração, o homem torna-se tendencioso ao orgulho. Porém é importante salientarmos
que o nosso sucesso em todos os sentidos da vida, depende de DEUS e de nós,
pois a situação de Uzias poderia ser bem confortável se ele não enchesse o seu
coração de orgulho. Deus engrandece o homem, mas se ele não souber ficar no
centro da vontade de Deus, Ele o abaterá (I Sm 2.7,8; Lc 1.52).
Existem
pessoas que não tem prazer em sua própria vida, isso talvez motivado por
desgosto, decepção, perda de algo precioso, ser especiais, autoestima em baixa,
entre outros, contudo necessitamos saber que somos tão preciosos e importantes
quanto às outras pessoas, o sentimento de inferioridade nos leva a desacreditar
em nós mesmos, veja a Auto-depreciação de Mefibozete, o aleijado de Lode-bar “…
Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (II Samuel
9:8). Muitas vezes achamos que somos incapazes de alcançar pontos estratégicos
na vida, porém, devemos nos valorizar e manter o nosso bom humor por que; - “O
coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”
(Pv 17.22), assim entendemos que “estar sempre triste é morrer aos poucos”
2. Não veja
tudo pelo lado das impossibilidades
Satanás tem
posto no coração de muitas pessoas as impossibilidades, no entanto a confiança
paulina foi mais aguerrida - “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13).
Se as coisas não são tão favoráveis atualmente para você, isso não significa
que sempre será assim, seja forte e reaja contra esse ressentimento, pois não
vem de Deus.
3. Tenha
Confiança em Deus
Devemos ter
confiança no Senhor para alcançar as promessas de Deus reservadas para nós
“Confia no Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos” (Pv
16.3). Não devemos entrar pelos caminhos do pessimismo e positivismo, mas
sermos otimistas e acreditar no SENHOR. “Entrega o teu caminho ao Senhor confia
nele e ele tudo fará” (Sl 37.5). Nada pior do que uma pessoa que desacredite no
seu potencial, quando isso acontece torna-se difícil até de ajudá-la.
4. Aprendendo
lições de vida
Temos hoje
algumas lições de vida interessantes, algumas pessoas “especiais” estão
ganhando espaço na sociedade de hoje, porque aquela tristeza e sentimento de
inferioridade que havia neles foram trabalhados e eles reagiram com coragem e
determinação até alcançar um desejo que ele (a) próprio achava impossível. Sem
propósito meu querido (a) não se chega a lugar algum.
5. Tenha
coragem para lutar pelos seus ideais
Devemos ser
forte e corajoso, usando a nossa fé no Senhor, enfrentando os desafios que
surgem em nossa frente.
Quando meditamos em hebreus 11, que costumamos chamar
de a galeria dos heróis da fé sinto-me extremamente fortalecido. “Os quais pela
fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as
bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da
fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram os exércitos
estranhos em fuga”. (Hb 11.33,34).
Deus criou o homem com um grande potencial de superação, o problema é
que ele não sabe empregar ou explorar esse potencial, é claro que sozinhos nada
podemos, mas existem milhares de pessoas em nossa volta e se interagirmos bem,
certamente elas nos ajudarão, sobretudo, a ajuda de Deus.
A bíblia nos
relata que para tudo tem um tempo determinado, e há tempo para todo o propósito
debaixo do céu (Ec 3.1). O tempo pertence a Deus e o cumprimento daquilo que
ele fala, temos um grande exemplo de promessa a de Abraão e Sara sua mulher,
ela recebeu a virtude de conceber fora da idade; porquanto fiel foi aquele que
prometeu (Hb 11.11).
Necessariamente
devemos aprender a conviver com os problemas que surgem durante o nosso
cotidiano. A bíblia enfatiza o exemplo de Jó, e através dele aprendemos a viver
na dependência de Deus, provações inesperadas (Jó 3.25), a sua maneira de se
conduzir na dependência de Deus nos levam a compreender essa necessidade. Na
ótica humana a deplorável situação de Jó seria o suficiente para blasfemar
contra o Senhor, mas a sua fidelidade a Ele o levara a receber mais do que
havia perdido, é assim que o Senhor faz com quem vive na sua dependência, pois
tudo Ele pode (Ef 3:20). Todos nós independentemente de ser religioso ou não
sofremos, no entanto todos necessitam de ajuda, que nem sempre as pessoas que
nos rodeiam podem fazer.
Raramente as
pessoas querem submeter-se a viver na dependência de alguém, muito menos de
Deus, porque viver na dependência de Deus requer: Renuncia; submissão e
obediência, além de entender a sua soberana vontade.
Quando se faz o querer de
Deus, como fez Abraão, prefere-se deixar tudo para trás e obedecer a voz de
Deus (Gn 12.1-4; Hb 11.8). A melhor maneira de viver na dependência de Deus é
entregar-se totalmente em suas mãos e deixar que ele se encarregue de abençoar
e realizar todos os projetos independentemente das nossas limitações (Dt
28:12).
Conformar-se
com a vontade de Deus
Nem sempre
queremos aceitar o querer de Deus porque muitas vezes contrariam os nossos (2
Co 12.9,10), entretanto o desejo de todo ser humano é ficar livre
definitivamente de todos os problemas, mas isso é impossível acontecer, não que
seja impraticável a Deus, mas porque Ele opera em nós tanto o querer quanto o
efetuar (Fp 2.13-15).
Levar a cruz como Jesus falou aos discípulos (Lc 9.23),
não é uma cruz literalmente, mas toda carga de sofrimentos e de renuncia que
enfrentamos na vida cristã, por isso é necessário buscar forças para suportar.
(Rm 12.2b).
Quando
confiamos plenamente em Deus, nos eximimos de certas responsabilidades, pois
vivemos na sua dependência, exceto as coisas que é posta para nós fazermos ou
que alude somente a nós. “Devemos não apenas viver na dependência de Deus, mas
conforma-se com a sua soberana vontade. (Jr 29.11).
Quatro pilares de sustentação do relacionamento
“As muitas águas não poderiam apagar este amor, nem os rios afogá-lo. Ainda que alguém desse todos os bens da sua casa por este amor será todo desprezado” (Ct 8.7; Pv 6.35; Ef 5.28) Os conflitos são os maiores aliados da separação entre amigos e relacionamentos amorosos, essas tensões apesar de deixar seqüelas elas também nos impelem para o prélio, para isso é necessário atenção nos momentos de antagonismo, explanarei com singeleza sobre alguns relacionamentos e crises conjugal.
1.Amor
é à base de todo bom relacionamento humano, “amor ao próximo”;
2.Humildade,
sem ela é impossível você se relacionar bem;
3.Compreensão,
se não soubermos lidar com as diferenças, jamais nos relacionaremos
satisfatoriamente;
4.Valorização;
devemos estimar as pessoas e considerá-las tão importantes quanto a nós mesmo.
II.
Três tipos de relacionamentos
Poderia
comentar outros tipos de relacionamentos, até mais significantes, entretanto me
aproprio desses três, enfatizando a família.
1. Interpessoais
Devemos
ter em comum o relacionamento entre pessoas, sem distinção de cor, raça, classe
social, religiosa etc. Esse tipo de relacionamento é o mais natural e fácil de
fazer, entretanto há outros mais próximos e afetivos.
2.
Intrapessoal
Esse
tipo de relacionamento se desenvolve dentro da própria pessoa, se questiona,
responde, decide, entre outros. Quando o individuo não interage bem consigo
mesmo, muito menos com os outros, a dificuldade já começa dentro dele (a) mesmo
“vai bem contigo?” (2 Rs 4.26). Entretanto podemos também interrogar e
responder a nós mesmos como fez o salmista (Sl 116.12,13).
3.
Conjugal e familiar
Esse
é um relacionamento importante, com ele o casal deve conviver afetuosamente
todo tempo. O AMOR é causa principal da subsistência amorosa entre marido e
mulher, ambos têm compromissos e deveres um para com o outro, a mulher é uma
auxiliadora tirada do próprio homem (Gn 3.18), ela deve ser tratada com
dignidade, reconhecendo-se o seu valor (I Pe 3.7), uma mulher amada é tida por
mulher virtuosa, cujo valor excede o dos rubins e o coração do seu marido está
nela confiado (Pv 31.10.11; Pv 12.4), uma esposa fiel, cuidadosa e amorosa, é
presente de Deus (Pv 18.22), ela é como a videira frutífera aos lados da tua
casa (Sl 128.3), é como um manancial e a gazela graciosa (Pv 5.18,19), ler
ainda (Pv 31.10-31).
O marido deve amar a esposa como o seu próprio corpo,
Paulo compara o amor dos cônjuges como o de Cristo e a igreja (Ef 5.25-28). A
submissão da mulher ao marido não deve ser entendido pelo lado pejorativo, essa
é uma posição sob missão (Ef 5.22,24; I Pe 3.5,6), sem dúvidas envolve o amor;
a submissão deve ser com amor, o mais é constrangimento. No relacionamento
conjugal ninguém deve interferir entre os cônjuges, outras pessoas quando se
envolvem pai, mãe, sogros ou outros de grau parentesco próximos, geram
problemas e crises, diz às escrituras que o homem deixará pai e mãe e
apegar-se-á a sua mulher (Gn 2.24; Mc 10.7). A palavra de Deus nos ensina que
devemos coabitar com as nossas esposas com entendimento (I Pe 3:7). Elas não
devem ser tratadas como nossas: Lavadeiras, cozinheiras, passadeiras, objeto de
prazer sexual ou mesmo como simplesmente mãe dos nossos filhos, ela merece toda
a nossa atenção.
“Toda
mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba com as suas próprias mãos”
(Pv 14.1)
Relacionamento
entre pais e filhos deve ser dentro de um clima de consenso, há uma
recomendação paulina que não devemos provocar ira dos nossos filhos (Ef 6.2; Cl
3.21; Gn 18.19; Pv 19.18). Cabe aos pais ensinarem aos seus filhos se
relacionarem bem com os seus semelhantes, isso deve ser feito desde cedo no
lar, ensinando-lhes o caminho que devem andar (Pv 22.6). Os filhos devem
obedecer aos pais e tê-los em honra, pois esse é o primeiro mandamento com
promessa (Ef 6.1-3; Ex 20.12; Dt 5.16).
III.
Crises
Quando
falamos em conflitos no casamento, sabemo-los que eles surgem na vida de muitos
casais, portanto eles devem ser superados com bastantes diálogos, essa é a
melhor maneira de
conviver com a situação, marido e mulher devem evitar
qualquer tipo de atitudes inconvenientes, e para termos vitória é necessário
abrir mão de alguns privilégios inclusive reconhecer as faltas entre ambos, se
perdoarem, essa é a melhor maneira de superar crises no casamento, as
diferenças sempre irão existir, jamais os cônjuges devem medir forças, pois é
importante salientar que nenhum conflito será resolvido dessa forma, mas com
muita ponderação administrando as diferenças.
Considerações
finais
Jamais
devemos deixar de valorizar a nossa família, Satanás é o causador de destruição
dos lares, ele sabe muito bem que a família é à base da sociedade; se ela for
destruída toda sociedade mergulhará num caos, devemos pedir a Deus graça e
paciência para não jogar fora tudo aquilo que você conseguiu durante a sua vida
conjugal, orar, vigiar e ler a palavra de Deus