Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 10 de janeiro de 2014


Josué e Calebe

Josué e Calebe: homens corajosos
“E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais” Números 14:6 a 9

Moisés foi um homem muito especial. Ele viveu debaixo da direção do Senhor. Deus falava com ele como a um amigo e o instruiu em tudo o que deveria fazer, quando deveria seguir viagem ou deveria parar. Que maravilha! Já pensou se você puder, também, viver assim? Com o Senhor lhe dando todas as dicas do que fazer e do que não fazer?

Certo dia, o Senhor mandou que Moisés enviasse alguns homens para espiarem a terra de Canaã, a terra que Ele havia prometido aos filhos de Israel.

Foram escolhidos doze (12) homens, um de cada tribo de Israel. E a sua missão era ver como era a terra: se era fértil, se havia árvores e, se possível, trazerem uma amostra dos frutos, se o povo era fraco ou forte, se havia cidades com fortalezas, enfim, todas as informações possíveis.

Eles subiram e cortaram de lá um cacho de uvas que eram tão grandes que foram necessários dois homens
para que o trouxessem em uma vara, e romãs e figos.

Então, depois de 40 dias, eles voltaram para prestar relatório a Moisés. Veja o que eles disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto.Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. (Números 12:27,28)

Calebe, um dos que foram a Canaã, tinha uma outra opinião: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. (v.30).

Josué e Calebe


Mas os outros, apavorados, disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós (v.31b). O medo era tão grande que eles se viram como gafanhotos diante dos habitantes daquela terra, que, aos seus olhos eram como gigantes.

Você sabe o que aconteceu? Novamente o povo começou a murmurar e reclamar contra Moisés. Alguns queriam até levantar um outro chefe e voltar para o Egito.
 
Josué e Calebe, porém, falaram ao povo que a terra era excelente e que, se o Senhor se agradasse deles, certamente lhes daria a terra, bastava que eles fossem obedientes ao Senhor. Mas o povo não os ouviu e queria apedrejá-los.

Vendo tudo aquilo, o Senhor se aborreceu e disse a Moisés que iria ferir o povo com peste. Moisés intercedeu pelo povo e o Senhor disse que perdoaria o pecado do povo, mas todos os homens que viram a glória e os sinais no deserto não entrariam na terra prometida. Todos os homens, de 20 anos para cima, morreriam no deserto, exceto Calebe e Josué, pois tiveram um relatório diferente dos outros.

Você sabe quem entrou na terra prometida? Todos aqueles que eram crianças quando o povo de Israel estava no deserto (Números 14:31).

O que fez Deus permitir que Josué e Calebe entrassem na terra? Eles não duvidaram que seriam capazes de conquistar a terra, mesmo que houvesse muralhas e gigantes, pois o Senhor havia prometido aquela terra e o Senhor estava com eles. Eles creram! E é isso que agrada o coração de Deus, pois sem fé é impossível agradá-lO.
 
Se o Senhor foi capaz de abrir o mar, não seria capaz de derrubar uma muralha? Certamente que sim. Mas o povo duvidava, só acreditava vendo e depois esqueciam do poder dAquele que os havia tirado do Egito e dos sinais maravilhosos de que foram testemunhas.

E aí? Você pode ser um Josué ou um Calebe, ou é mais parecido com aqueles que ficaram no deserto?


O Senhor hoje convoca os corajosos, ousados, crentes, para transformar essa terra em que vivemos em terra que é próspera e abençoada

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -