Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 16 de janeiro de 2014



Sifrá e Puá são duas mulheres na Bíblia


que aparecem rapidamente na história do Êxodo. Exerciam a função de parteiras. Uma tarefa melindrosa, porém muito  gratificante. Parteira, no original: “quem ajuda dar a luz”. Função nobre, atividade ilustre.

 Responsabilizavam-se por vidas. Eram mulheres dotadas de conhecimento e habilidade. Provavelmente, eram idosas ou mulheres novas , ou melhor, experientes. Atuavam como amigas e conselheiras das hebréias. “E o rei do Egito falou as parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra, Puá). E disse: Quando ajudardes no parto as hebréias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera; antes, conservaram os meninos com vida”. (Ex 1.15 - 17)


Estavam habituadas a realizar partos, todavia, quando menos esperavam, recebem uma ordem que vem diretamente de Faraó. Era um edito cruel, oriundo da mente maquiavélica de um déspota insensível. A nação de Israel estava crescendo assustadoramente e na tentativa de se precaver de uma possível revolta, o líder do Egito ordenaram  que todas as parteiras matem os bebês hebreus do sexo masculino, e poupem a vida, das mulheres que nascessem. Era uma resolução revoltante. Sifrá e Puá se viram em um beco sem saída. Poupar a vida dos meninos era o mesmo que arriscar suas próprias vidas veja como Satanás atua sempre procurado meio para nos envergonha nos coloca mal lençóis  .

Estas mulheres agiram com firmeza. Não titubearam. Ficaram do lado da verdade. Preferiram viver com a verdade, ou morrer por ela. Trilharam o caminho da justiça. Desobedeceram à ordem de Faraó, afinal de contas, eram parteiras e não assassinas.  Ai crente anda na verdade ou anda na mentira tentado engana a Deus. Não fizeram parcerias com o erro. Recusaram derramar sangue inocente. Desobedecer a uma ordem de Faraó era motivo de morte. “Paz se possível, verdade a qualquer custo”. A vida do menino Moisés foi preservada pelo ato de bravura dessas duas mulheres.

Sifrá e Puá tiveram personalidade. Agiram com destreza. Desobedeceram sem fazer alarmes. A Bíblia diz que “temeram a Deus”. 
O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria e a base do entendimento. O temor a Deus é a chave da fidelidade de toda vitoria “somente o temor a Deus pode livrar-nos do temor aos homens”. Como podemos aprender com estas mulheres! O caminho mais fácil nem sempre é o mais certo. Às vezes, obedecer cegamente é agir em conivência com o erro. Através deste pequeno fragmento da história bíblica aprendemos que “se a coragem que existe em nós lutar pela justiça que deveria existir ao nosso redor, pode construir um mundo bem melhor”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -