Posted by : Francisco Souza domingo, 13 de julho de 2014

BONDADE

Lucas 10:25-37

                                                                                                                                                                       
Textos: Gn.48:11-22; Sl.32; Sl.34; Lc.18:18-23; At.4:36-37; 11:19-26;Rm.12:9-21; Fp.4:10-20


INTRODUÇÃO

A bondade é uma das virtudes esquecidas no mundo de hoje. A busca frenética pela veracidade das coisas, das leis, quase sempre descaracteriza uma atitude de bondade.

Em todos os setores da vida, no trabalho, na escola, nas ruas, nas Igrejas, no lazer, há uma enorme carência de bondade. Qual a razão disto? Será que ser bondoso hoje em dia é algo que envergonha? O amor realmente está esfriando? A maldade está triunfando? São inquietações que nos vêm á mente nesses dias conturbados em que nós estamos vivendo.

VISÃO BÍBLICA

1-   O que alguém deve Ter em mente ao exercer a bondade? (Mt.5:16)
2-   O que está reservado aquele que é bondoso? (Pv.21:21)
3-   Diante da bondade do Senhor qual deve ser a atitude do cristão? (Sl. 107:21).

DEFINIÇÃO DO TERMO

    “BONDADE” significa basicamente “retidão”, ou “gentileza”. É aquela qualidade de generosidade e de ação gentil para com outras pessoas. Bondade é a realização do amor. Lutero dizia que “uma pessoa é bondosa quando se dispõe a ajudar aqueles que estão em necessidade”. A vida de Jesus é o maior exemplo do que seja bondade. Ele só fez o bem, só pensou em auxiliar. Nunca olhava para si mesmo, pois, sempre se preocupou com os seus semelhantes.
   
APLICAÇÕES

Quando olhamos para a nossa realidade percebemos uma ausência de bondade. Observamos que o tema precisa ser estudado e praticado. Vejamos porque:

I – A BONDADE É UM ATRIBUTO DE DEUS

A bondade, antes de mais nada, é fruto do espírito (Gl.5:22). Isto implica em dizer que ela se origina unicamente da ação de Deus, (Tg.1:17) para dentro de nosso espírito, daí o texto que diz: “O Espírito de Deus testifica com nosso espírito”, testifica através destes dons. Deus é amor etc. e em nos brotam estes dons que estão em nosso espírito humano. As Escrituras desperta estes dons adormecidos em nosso espírito, espírito este que esta em vaso de barro (1ª Co.4:7). Nada neste mundo pode promover a bondade se não for pela atuação de Espírito Santo. Somente Deus é bom (Lc.18:19). Bondade é um atributo de Deus. Deus é bom. Deus é amor. Deus não tem bondade ou amor, Ele é tudo isto, nos é quem devemos despertar isto dentro de nosso ser.
No texto de Lc.10:25-37 a primeira resposta do doutor da lei á pergunta de Jesus refere-se a Deus: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração...” Diz o salmista: “Oh! Provai, e vede que o Senhor é bom” (Sl.34:8).
Entretanto, o mundo vai de mal a pior. Por que? Qual a razão de anta ausência de bondade? A resposta é que o homem não quer ser bom. O homem no decorrer da história tem rejeitado o projeto de Deus para a vida. (Rm.3:10-18). Está faltando o amor de Deus. Os homens são bons, e as coisas são boas, somente até o ponto em que se conformam com a vontade de Deus, que está em seu corpo, a IGREJA, havendo dois ou três em nome de Deus ali estará Ele dizendo sim ao que ligamos ou desligamos na terra. Portanto, coitado daqueles que invertem a divina escala de valores, chamando de bom aquilo que Deus chama de mau e vice-versa (Is.5:20).
A bondade, pois, é uma característica inconfundível e essencial do amor a Deus. Será que realmente nós temos amado a Deus: Até que ponto você tem demonstrado que ama ao Senhor? A bondade está presente nos seus atos?

II – A BONDADE É PORTADORA DE VIDA

Na história do bom samaritano vemos a prática do egoísmo criminoso, assassino, efetuado pelos ladrões, que assaltaram e além de roubarem, procuram tirar a vida da vítima. A maldade é assim: portadora da morte. Isso é muito comum e se pratica de muitos modos em nossos dias, quando os recursos são canalizados para o bolso de alguns que se favorecem á custa do sofrimento e da morte de outros. Há também a maldade de um egoísmo comodista e covarde que também promove a morte. É o caso do sacerdote e do levita que viram a vítima mas nada fizeram a seu favor. É interessante lembrar as palavras de Tiago: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” (Tg.4:17).
A bondade, personificada na atitude do samaritano promove a vida do assaltado. Ele revela a prática da caridade, do amor sacrificial, arriscando sua própria vida, sacrificando sua comodidade, tempo e dinheiro. Ele faz questão que o seu protegido receba um tratamento completo e com toda segurança. Essa é uma história bem nossa, no cenário do nosso mundo. Nas estradas da vida encontramos os doutores da lie, os ladrões, as vítimas, os desinteressados pelo bem dos outros e aqueles que vivem com um coração “possuído de bondade” (Rm.15:14) e trabalham assim pelo bem da humanidade, promovendo e restaurando a vida. Nossas igrejas hoje precisam estar repletas de bons samaritanos, pois, esta é a razão de ser da IGREJA de CRISTO;: promover a vida do ser humano.
Jesus Cristo foi em sua vida terrena uma pessoa extremamente bondosa. Todos os seus atos foram promotores da vida. Esta era a sua missão (Jo.10:10). E nós? Temos promovido a vida através de um coração possuído de bondade? Temos permitido o Espírito Santo despertar, através da Palavra de Deus, esse fruto em nós? Com qual destes grupos (doutores da lei; sacerdotes, levitas; ladrões; samaritanos), você se identifica mais?

III – É UMA VIRTUDE QUE PROMOVE A GLÓRIA DE DEUS

Depois de contar a história ao doutor da lei, Jesus pergunta: “Qual te parece ter sido o próximo do homem que caiu na mão dos salteadores?” E a resposta é: “O que usou de misericórdia para com ele.”
Agora o doutor da lei já sabe. O ato do samaritano foi um ato proclamador. Um ato de bondade sempre é esclarecedor. Jesus Cristo nos diz: “Assim brilhe também a
vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt.5:16).
Não adianta simplesmente falar que Deus é bom. Não adianta saber que bondade é um atributo de Deus. Não adianta somente as palavras. Bondade é algo  que precisa ser definido na prática e não apenas nos dicionários. Assim iremos proclamar de forma persuasiva o amor e a bondade de Deus.
As pessoas de hoje sempre associam a idéia de existência de Deus a partir das coisas más que acontecem no mundo. Sempre ouvimos alguém falr: “Se Deus existe por que existe fome, guerras, terremotos, ódio, etc...” Sempre questionam a existência a partir de uma visão das coisas más. Pos isso, essas pessoas precisam ver nossas “boas obras” para perceber a presença de Deus no mundo, assim irão “glorificar o Pai que está nos cèus”. A bondade é o melhor método de proclamação das boas-novas de Deus ao homem. Jesus de Nazaré sempre esteve cercado de multidões que desejavam ouví-lo porque, antes de tudo, ele praticava a bondade para com aquelas pessoas (Mc.8:1-2).
De que maneira temos proclamado as verdades de Deus hoje? Só com palavras? Aquilo que você faz tem sido uma ação proclamadora do EVANGELHO? O samaritano é exemplo para nós. A palavra de Jesus é: “Vai e faze da mesma maneira”. Que na estrada da vida, onde iremos encontrar os oprimidos, os fracos, as vítimas dos ladrões dos séculos XX, sejamos bons samaritanos, tendo como padrão de nossa conduta Jesus, a expressão máxima da bondade de Deus para conosco (Ef.2:4-7).




“Não existe homem bom que, ainda que submetesse, em todos os seus pensamentos e ações, às leis, não merecesse ser enforcado por dez  vezes durante a sua vida”

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -