Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 10 de julho de 2014

Chamada corpo de Cristo


“Assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
“Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.
“Que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.
“Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Ef 4:12
“Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por
de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;
“E não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo
com o aumento concedido por Deus.
Comparada a um edifício
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades
não prevalecerão contra ela;” Mt 16:18
“Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor,
sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
“No qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor,
“vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes
oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
Templo espiritual
“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1Co 3:16
“Ou não sabeis que o vosso corpo é
parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1Co 6:19
“E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus
disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” 2Co 6:16

TÓPICOS DIVERSOS
membros.” 1Co 12:27
coisas.”
vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições
igreja;” Cl 1:24
Deus.” Cl 2:19
o fundamento, e outro edifica
ele.” 1Co 3:10
Senhor,” Ef 2:21
Cristo.” 1Pe 2:5
santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da
les 2
outros.” Rm 12:5
Ef 1:23
Cristo;”
sacerdócio santo, a fim de
3
“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra
da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós
juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.” Ef 2:20-22
“vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de
oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1Pe 2:5
Seu governo
“Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.” At 15:6
“Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias:”
At 15:28
“Somente ande cada um como o Senhor lhe repartiu, cada um como Deus o chamou. E é isso o que ordeno em
todas as igrejas.” 1Co 7:17
“Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas
eu as ordenarei quando for.” 1Co 11:34
“(pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);” 1Tm 3:5
“Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai; aos moços, como a irmãos;” 1Tm
5:1

Sua formosura

“Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele,
guardando-o como a menina do seu olho.” Dt 32:10
“E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do
Senhor designará.” Is 62:3
“Pois assim diz o Senhor dos exércitos: Para obter a glória ele me enviou às nações que vos despojaram;
porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.” Zc 2:8
“E o Senhor seu Deus naquele dia os salvará, como o rebanho do seu povo; porque eles serão como as pedras
de uma coroa, elevadas sobre a terra dele.” Zc 9:16
“E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupálos-
ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.” Ml 3:17
“Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.” At 20:28
“para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas
santa e irrepreensível.” Ef 5:27
Amor a igreja
“Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com
todos os santos,” Ef 1:15
“Portanto, meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim firmes no Senhor,
amados.” Fp 4:1
4
“Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor
no céu.” Cl 1:4
“Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade desejávamos comunicar-vos não somente o evangelho
de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto vos tornastes muito amados de nós.” 1Ts 2:8
“Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de
coração amai-vos ardentemente uns aos outros,” 1Pe 1:22
“Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.” 1Pe 2:17
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece
na morte.” 1Jo 3:14
“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.”
1Jp 5:2
Instituida por Deus
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades
não prevalecerão contra ela;” Mt 16:18
“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra
da esquina;” Ef 2:20
“Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz vos
sejam dadas.” 1Ts 1:1
“para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo,
coluna e esteio da verdade.” 1Tm 3:15
Preocupação de Paulo com a igreja
“Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada
um de vós.” At 20:31
“Portanto, ainda que vos escrevi, não foi por causa do que fez o mal, nem por causa do que o sofreu, mas para
que fosse manifesto, diante de Deus, o vosso grande cuidado por nós.” 2Co 7:12
“Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas.” 2Co
11:28
“Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero, e que eu seja achado por vós qual não
me quereis; que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos,
tumultos;” 2Co 12:20
“Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.” Gl 4:11
“Pois, que ação de graças podemos render a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa
causa diante do nosso Deus, rogando incessantemente, de noite e de dia, para que possamos ver o vosso rosto
e suprir o que falta à vossa fé? Ora, o próprio Deus e Pai nosso e o nosso Senhor Jesus nos abram o caminho
até vós, e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como
também nós abundamos para convosco; para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis
em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.” 1Ts 3:9-
13
5

Adições a igreja

1) No dia de pentecoste: “De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas;” At 2:41
2) Adições diárias: “louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o
Senhor os que iam sendo salvos.” At 2:47
3) Numero aumentado após o pentecoste: “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se
elevou o número dos homens a quase cinco mil.” At 4:4
4) Crescimento constante: “e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número tanto
de homens como de mulheres;” At 5:14
5) Alguns sacerdotes se convertem: “E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava
muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé.” At 6:7
6) Adições em Antioquia: “E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao
Senhor.” At 11:21
7) Sob a pregação de Paulo: “Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo
que creu uma grande multidão tanto de judeus como de gregos.” At 14:1
8) “Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e dia a dia cresciam em número.” At 16:5
9) “E alguns deles ficaram persuadidos e aderiram a Paulo e Silas, bem como grande multidão de gregos
devotos e não poucas mulheres de posição.” At 17:4
10) “Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam
e eram batizados.” At 18:8
Contendas na igreja
“Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.” 1Co
1:11
“porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não
estais andando segundo os homens?” 1Co 3:3
“Mas vai um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos?” 1Co 6:6
“Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero, e que eu seja achado por vós qual não
me quereis; que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos,
tumultos;” 2Co 12:20
“Portanto, meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim firmes no Senhor,
amados. Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço também a ti, meu
verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e
com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Regozijai-vos sempre no Senhor;
outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o
Senhor.” Fp 4:1-5

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -