Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 18 de julho de 2014


ALEGRIA
Filipenses 4:1-7

Textos: Ne.12:27-31,43; Sl.16; 92; 97; Mt.5:1-12;

Fp.4;Ap.19:1-10

INTRODUÇÃO

Blaise Pascal, famoso matemático e cientista francês que viveu no século XVII, converteu-se ao Senhor Jesus Cristo e tornou-se ardoroso defensor da fé cristã. Na noite de 23 de novembro de 1654 ele teve uma profunda experiência  com Deus, quando passou a sentir profunda alegria espiritual; tão marcante foi esta experiência na vida do sábio que ele a escreveu e guardou o registro no forro de seu casaco, onde foi encontrado depois de sua morte. Pascal verdadeiramente experimentou a “alegria indizível e cheia de glória” de que nos fala o Apóstolo Pedro (I Pd.1:8).

VISÃO BÍBLICA

1- Qual é o maior motivo da alegria cristã? (Lc.10:20)
2- Em que situações o cristão deve revelar alegria? (Fp.4:4; 1ª Ts.5:16).
3- De que forma o cristão deve expressar a sua alegria? (Sl.100).

DEFINIÇÃO DO TERMO

    A palavra alegria era muito importante no mundo antigo; prova disso é que era usada como saudação (Lc.1:28). A palavra que em nossas versões da Bíblia é traduzida como “saudações em At.15:23 e Tg.1:1 e como “saúde” em At.23:26, significa literalmente “alegria”. O termo transmite a idéia de prazer, contentamento, satisfação, gozo, bem-estar, felicidade e exultação, proveniente de algo bom e agradável que se recebe ou se vive. Também o A .T . é  rico em citações deste termo, seja em relação á alegria experimentada pelos filhos de Israel (1º Cr.29:9), seja pela alegria do próprio Javé em Seu povo Sf.3:17). A alegria é importante para se falar do EVANGELHO e para isto é necessário a saúde. Daí a necessidade da cura pela Palavra pois o prazer de viver com saúde nos faz falar de Deus com prazer. É necessário que o cristão tenha saúde em todos os sentidos, isto é, saúde física, social, financeira, psicológica e espiritual. Quando ouço ou vejo as pessoas pedirem oração para a sua saúde pergunto se esta pessoa está querendo saúde para ter alegria. Vejo muita gente com saúde física porém triste, fabricando doenças psíquicas que se tornarão físicas futuramente.

APLICAÇÕES

I – A ALEGRIA É PROVENIENTE DE DEUS

A Bíblia nos ensina claramente que Deus é fonte, a origem da alegria cristã. Vejamos um pouco do que a ESCRITURA SAGRADA nos fala a este respeito:



1-  A alegria é proveniente da graça divina

Deus a dá sem qualquer merecimento da parte daqueles que a recebem. No A .T., o Senhor promete derramar alegria sobre o seu povo (Is.61:1,3; Jr. 33:10-11). Louvado seja o nome de Deus que nos enche de alegria mesmo que não mereçamos recebê-la!

2-  A alegria é proveniente da obra salvadora de Cristo

A maior e mais excelente de todas as manifestações da graça soberana de Deus sem dúvida é nossa salvação em Cristo. É simplesmente impossível dar graças ao Pai pela salvação que Ele nos deu em Cristo sem experimentar a santa alegria cristã (Cl.1:11-14)

3-  A alegria é proveniente da ação do Espírito Santo

Lucas 110:21 nos diz que “exultou Jesus no Espírito Santo...”, isto é, foi tomada de alegria que o Espírito de Deus nos concede. O Senhor nos enviou Seu Espírito (Jo.16:7) que faz nascer em nós a alegria cristã (Gl.5:22). Crentes cheios da lei do espírito são cheios de alegria produzida pelo Espírito.

4-  A alegria é proveniente do recebimento da palavra

Quando a Palavra de Deus é recebida com fé, humildade e obediência deve haver alegria, mesmo que este recebimento da Palavra se de em meio a problemas e sofrimentos (1ª Ts.1:6-7). Quando os cristãos são fiéis á Palavra do Evangelho que é recebida, também há alegria (2ª Jo.4; 3ª Jo3-4). Pois quem se encontra com Cristo e Sua Palavra, encontra o maior e mais valioso tesouro, por amor do qual qualquer sacrifício pode ser feito com a maior alegria (Mt.13:44).

A alegria que é proveniente de Deus tem enchido nossa vida?


II – A ALEGRIA É POSSÍVEL, APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS

O ser humano tem necessidade de experimentar alegria. Esta é uma realidade inegável da vida de qualquer pessoa. Não se pode tentar abafar esta necessidade, como se não existisse. Entretanto, muitas pessoas tentam satisfazer a este legítimo anseio humano de maneira errada, através de uma dependência excessiva de circunstâncias e fatores exteriores. Este procedimento, embora muito comum, não tem base na Palavra de Deus. Para muitos, a alegria depende de boa saúde física, bom saldo na conta bancária e absoluto sucesso em todas as realizações. Estes fatores externos, conquanto não são suficientes para garantir a alegria de quem quer que seja. E há também os que procedem de modo ainda pior, fazendo sua felicidade depender de elementos totalmente nocivos e prejudiciais á saúde física, mental e emocional do ser humano, como álcool e drogas.
Os cristãos podem viver uma alegria que, contrariamente os padrões da sociedade não cristã, não depende de circunstâncias externas. Nos tempos do V.T., o Profeta Habacuque cantava que mesmo que tudo fosse de mal a pior, ele se alegraria no Senhor (Hc.3:17-19). O Apóstolo Paulo declarou que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação, de fartura ou de pobreza (Fp. 4:11-13); o mesmo apóstolo, em companhia de seu amigo Silas, após terem sido injustamente presos e açoitados, cantavam louvores ao Senhor (At.16:19-25). Esta alegria que existe e subsiste independentemente das circunstâncias exteriores não é masoquismo, isto é, prazer no sofrimento. Pelo contrário, é alegria de saber que “... a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas cousas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais e as que se não vêem são eternas” (2ª Co.4:17-18). Os cristãos são chamados por Deus a viver esta alegria superior aos problemas do dia-a-dia. O próprio Senhor deseja que assim seja. T em sido assim em sua vida?
                                                                                                          
III – A ALEGRIA É FORÇA PARA O VIVER DIÁRIO

Finalmente, além de ser proveniente de Deus e por isso mesmo, desfrutável apesar das circunstâncias, a alegria cristã é força para nosso viver diário. Nada como a santa alegria que os filhos e filhas de Deus têm para incentivar e estimular na caminhada cristã rumo ao novo céu e  nova terra, somos dia e noite fortalecidos no Senhor! A este respeito, o A .T. diz que “... a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne.8:10). Notem que a felicidade e uma questão de alma mas a alegria e questão de espírito. Tem muita gente confundindo felicidade com alegria. Uma depende de condições esteriores a outra somente de dentro do espírito.
Muitos falsos mestres têm ensinado heresias que dizem que as pessoas podem, encontrar apenas no seu interior força para viver; para estes ensinadores do engano, todos são dotados de f orça interior, e precisam apenas descobri-la  e canalizá-la. Mas, á luz do verdadeiro ensino bíblico, esta mensagem é errada. A força pela qual vivemos e enfrentamos os dessafios e problemas do dia-a-dia não vem de nós mesmos, mas vem do Senhor, que nos concede alegria! Esta alegria é a fortaleza que temos á nossa disposição, pela fé, no Senhor Jesus. Assim, podemos tranqüla e alegremente trabalhar, estudar, cuidar da família, enfrentar problemas como falta de saúde e/ou dinheiro, usufruir momentos der lazer, enfim, qualquer atividade em qualquer época da vida, com alegria cristã. Assim, podemos afirmar que a alegria é o mator que impulsiona o crente em sua vida como como seguidor de Jesus.
A alegria cristã tem nos fortificado em nosso viver diário?




“Aquele que ouviu a mensagem da RESSURREIÇÃO não pode viver uma vida triste nem levar uma existência mal humorada, pois somos chamados a nos alegrar com a vitória de DEUS”

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -