Posted by : Francisco Souza terça-feira, 23 de setembro de 2014

A questão da Tentação


No original grego, "tentação" significa teste, tentação para a prática do mal. A Bíblia nos revela que existem três fontes da tentação: o diabo, o mundo e a carne. E nesse estudo destacaremos a carne, vejamos: Tiago nos ensina que a tentação tem origem na cobiça humana e não procede de Deus (Tg 1.13-15), portanto. Tiago nos ensina que para pecarmos, nós percorremos um caminho que possui início, meio e fim. Em primeiro somos tentados por nossa cobiça, depois o motivo de nosso desejo nos atrai e seduz, e depois então consumamos o ato e pecamos.  Jesus quando ensinou a oração dominical, nos mandou orar dizendo: "...e não nos deixes cair em tentação...". Ele fez isso, pois é exímio conhecedor da fraqueza humana (Mt 26.39-41). 

Quando é que nos tornamos suceptíveis à tentação?


1- Quando há em nós excesso de auto-confiança. (Lc 22.31-34).
2- Quando a sua vida de oração é pequena (Lc 22.40,45).
3- Quando paramos no lugar errado, na hora errada e com as pessoas erradas. (Lc 22.55).
4- Quando distanciamos do Mestre - Jesus (Lc 22.54).
"Lembre-se que fracasso de Pedro não foi um ato isolado; foi a culminação de uma série de decisões, cada uma dando lugar a outra qté que a negação se tornou inevitável. (Lc 22.57).


k) CONSELHOS SOBRE COMO VENCER A TENTAÇÃO.
1- Nunca se considere auto-suficiente, dependa sempre da graça de Deus. Não brinque de se arriscar, nunca flerte com o perigo.
2- Tenha uma vida de oração significante. Tenha uma vida devocional diária disciplinada. (1 Cro 16.1; Mt 7.7; Ef 6.18; Fp 4.6).
3- Mantenha seu coração cheio da Palavra de Deus. (Sl 119. 11)
4- Seja seletivo quanto às pessoas com as quais você caminha. (1 Co 15.33)
5- Se mantenha perto de Jesus - comunhão, (1 Jo 1.7).
6- Conheça suas limitações. Reconheça que dentro de cada um de nós há uma capacidade incrível para pecar.
7- Viva dentro de suas limitações.
8- Viva cautelosamente. "Simples como uma pomba, porém prudente como uma serpente".
9- Escolha um parceiro espiritual. Isso tem a ver com prestação de contas. (Ec 4.9-12)
10- Trabalhe só com a verdade."E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras". (Ap 21.5)

Apesar da tentação não ser pecado, nenhum cristão deve subestimar a tentação e enveredar pelo
caminho que leva ao pecado. A vigilância do cristão deve ser constante (Mt 26.41), porém consciente de que aqueles que confiam em Deus obterão o livramento necessário para suportarem estes momentos de fraqueza (1Co 10.13). Viver uma nova vida com Cristo não significa que não teremos problemas ou tentações das mais diversas. No entanto, Deus é aquele que nos chamou e capacitou a viver em Cristo, uma vida vitoriosa acima dessas coisas. No entanto, devemos ter discernimento de que muitos dos problemas que virão em nossas vidas, virão por permissão de Deus no intuito de provar a nossa fé. A provação nos leva a fazer a vontade de Deus com mais capricho e perfeição, e faz com que no final sejamos aprovados por Deus. O ensino bíblico é que nos momentos de provação estejamos alegres (Tg 1.2), sabendo que a provação produzirá virtudes benéficas em nossa vida espiritual (Tg 1.3,4,). Deus prova aqueles que ama, para que o crente possa entender e vencer as provações da vida sendo recompensado com a coroa da vida (Tg 1.12).

Característica de quem está vivendo em Novidade de Vida
Mente Renovada (Rm 12.2) - A mente é o intelecto, o entendimento, o pensamento. É com ela que você crê e serve a Deus. É na mente que acontece as maiores batalhas de nossa vida, portanto se quisermos viver em Cristo precisaremos ter uma mente renovada por Cristo. Se estamos em Cristo, não estamos mais vivendo conforme os valores e virtudes deste mundo, e sim conforme a vontade de Deus. Ter uma mente renovada significa não mais submetê-la a conformidade deste mundo e sim pensar da mesma maneira como Deus pensa (1Co 2.16), e isto inclui novos valores e virtudes (Fp 4.8).

Consagração do Corpo (1Co 6.19,20) - O corpo é templo do Espírito Santo, e isto se deu por causa da nossa nova natureza em Cristo. Portanto nosso corpo não pode mais ceder a práticas pecaminosas de outrora quando não possuíamos a natureza divina.
O corpo por ser templo, deve estar sempre limpo, santificado e arrumado para que o Espírito Santo possa residir, e isto se traduz em consagração. Consagração do corpo é marca distintiva de quem está vivendo em Cristo e por Cristo.


Valorização do Novo Homem (Ef 4.22-24) - A Bíblia ensina que a nossa nova vida em Cristo nos deu uma nova identidade. Esta nova identidade é chamada de novo homem. Antes agíamos conforme nosso velho homem e por isso andávamos segundo o príncipe deste mundo e nossas paixões carnais, fazendo tudo o que despertava a ira de Deus (Ef 2.1-3). Mais agora que estamos em Cristo, precisamos nos despojar do velho homem e nos revestir do novo para agradarmos a Deus. O alvo do novo homem é se revestir de Cristo, ter seu caráter moldado por Cristo para que se pareça o máximo possível com Cristo. Por isso ele vive e anda segundo o Espírito de Deus, busca santificar-se, se separa do mundo e procura agradar a Deus.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -