Posted by : Francisco Souza quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CAPTURADO POR CRISTO

                                                                                Capítulo 3
II Co 2:14-16; 3:3-6

Como vimos os últimos dois capítulos, 2ª Coríntios dá-nos um retrato completo de uma pessoa vivendo na presença de Deus, isto é, no Santo dos Santos. Após o capítulo um, o apóstolo Paulo começa a dizer-nos que tipo de pessoa ele é enquanto está vivendo no Santo dos Santos. Ele menciona vários aspectos de tal pessoa que está vivendo na a presença de Deus, no Santo dos Santos, a todo tempo.

CATIVOS DE CRISTO

O primeiro aspecto de uma pessoa vivendo a todo tempo no santo dos Santos pode ser visto em 2:14 onde Paulo diz: “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo”. W. J. Conybeare, em sua tradução de 2ª Coríntios, fala-nos que a palavra grega traduzida por “conduz em triunfo” era uma palavra especial usada na antigüidade para descrever uma procissão triunfal. No Império Romano quando um general ganhava uma batalha, ele capturava muitas pessoas. Então no Capitólio ocorria  a celebração da vitória, e nesta celebração havia uma procissão da vitória obtida pelo general. O apóstolo Paulo adotou essa expressão para mostrar que Cristo é o General que obteve a vitória e que Deus hoje está celebrando a vitória de Cristo.

ENTRE tantos que foram capturados por Cristo, estava Paulo. Ele havia sido um dos maiores opositores a Cristo e a Seu Evangelho. Um dia, no caminho para Damasco, ele foi conquistado, subjugado e capturado (At.9:1-9). Daquele dia em diante, ele se tornou um cativo de Cristo. Podemos pensar que Paulo saía viajando por diferentes lugares como um pregador maravilhoso. Mas de acordo com o seu sentimento ele estava na procissão triunfal de Cristo como um cativo. Deus está celebrando a vitória de Cristo com uma procissão triunfal, com um desfile de cativos. Paulo era um cativo na celebração da vitória de Cristo Ele fora capturados por Cristo.

O primeiro aspecto de uma pessoa vivendo no Santo dos Santos é o aspecto de ser um cativo. Primeiramente, temos de ser cativos de Cristo no desfile, na procissão da celebração da vitória de Cristo. Se desejamos viver no Santo dos Santos, desfrutar Cristo como a boa terra, estar no espírito, primeiro devemos ser capturados por Cristo. Cristo tem de nos conquistar, subjugar e capturar. Falando sinceramente, muitos de nós devem admitir que em vez de sermos cativos de Cristo, Cristo é par nós um cativo. O dia todo você celebra a sua vitória, como Cristo como um cativo no desfile de sua comemoração. Na sua experiência, quem é o cativo, Cristo ou você? Quem  está celebrando a vitória? Quem foi derrotado, você ou Cristo? Muitos de nós têm de admitir que quase todo o tempo, Cristo nosso Salvador tem sido derrotado e capturado por nós, tornando-se nosso cativo no desfile da celebração da nossa vitória carnal.

ESTE é o desafio neste capítulo: uma pessoa vivendo no santo dos Santos deve ser um cativo no desfile da procissão triunfal de Cristo, celebrando a vitória de Cristo na cruz. Em muitas coisas e em quase todas, não somos subjugados ou conquistados por Cristo. Pode ser que a nossa vontade, a
vontade humana, a vontade própria, nunca tenha sido conquista. Por um lado, você, como um crente, é um escravo de Cristo. Mas, por outro lado, você ainda é um opositor, um inimigo de Cristo, porque até agora a sua vontade não foi subjugada.  Devemos considerar se osso desejo foi ou não conquistado por Cristo. A partir de minhas próprias experiências percebo que até mesmo buscando coisas espirituais podemos ainda ser inimigos de Cristo. Enquanto estamos buscando coisas espirituais, ainda somos inimigos de Cristo porque buscam9s coisas espirituais da nossa maneira, de acordo com nós mesmos, segundo o nosso desejo. Você pode buscar o Senhor, e ainda O estar buscando segundo a sua vontade. Por um lado, você é alguém que busca o Senhor mas por outro, é um opositor de Cristo. Todos devemos perceber que primeiramente temos de ser conquistados. Temos de ser derrotados, orando das profundezas do nosso ser: “Senhor, derrota-me. Sê misericordioso para comigo e nunca permita que eu tenha a vitória. O Senhor, quão perigoso e lamentável será que eu seja   vitorioso. Senhor, mantenha-me derrotado.”

DIA  após dia, existem muitas lutas, não entre você e o mundo, mas entre você e o Senhor. Dia após
dia, existem muitas batalhas não entre você e os pecados, mas entre você e o Senhor. Não se concentre no mundo nos pecados, mas atente para a batalha entre você e o Senhor. Se você somente desejar ser derrotado pelo Senhor, todo o mundo e todos os pecados estarão debaixo de seus pés. Por que você é derrotado pelo mundo? Porque você derrotou a Cristo . Porque você é derrotado por qualquer pecado que lhe assedia? Porque você a toda tempo está derrotando a Cristo. Todas as suas vontades, seus desejos, suas emoções, seus pensamentos e tantas coisas do ego ainda existem em você e dia após dia, hora após hora, Cristo tem sido derrotado por você. Esse é o problema. Espero que você concentre sua oração nesta única coisa: “Senhor, faz-me teu cativo. Nunca permitas que eu vença. Derrota-me a todo o tempo.” Após orar dessa maneira, você verá resultado.

PODEMOS pensar que fomos chamados para servir ao Senhor e que faremos alguma obra para ele. Podemos pensar que estamos servindo ao Senhor de forma absoluta, mas não conhecemos quantos elementos da rebelião ainda estão em nosso interior. Os germes, os elementos rebeldes estão em nosso interior, portanto temos de ser derrotados, conquistados, subjugados e, por fim, levados como cativos na procissão triunfal da vitória de Cristo. A Segunda Epístola aos Coríntios não é uma carta doutrina, mas a autobiografia de uma pessoa que se considerava um cativo no desfile da procissão triunfal onde Deus celebra a vitória de Cristo sobre seus inimigos. Paulo disse que Deus “sempre nos conduz em triunfo.” Quando jovem, pensava que se tratava de meu triunfa. Hoje, no entanto, percebo que este não é o meu triunfo, mas o triunfo dele. Deus sempre nos conduz como cativos no triunfo de Cristo.

VOCÊ deseja ser um cativo? É necessário dizer para si mesmo e dizer para o Senhor que você deseja de Cristo em sua procissão triunfal, para que todo os povos sejam grandemente afetados. Muitos buscam dons de poder, mas o que a igreja necessita, o que o mundo necessita não é de uma pessoa dotada, mas uma pessoa capturada. 


Hoje o que a igreja necessita não é um gigante espiritual, mas um pequeno cativo. Neste universo e nesta terra, Deus está celebrando o triunfo de Seu Filho, Cristo. Você quer ser somente um pequeno cativo nesta celebração? Se você desejar, então, onde quer que vá, algo irá ocorrer.

 Uma pessoa após outra será capturada. Assim como você é um cativo, eles também tornar-se-ão cativos de Cristo. Podemos considerar o apóstolo Paulo um grande pregador, mas ele se considerava um cativo. 

Deus nos conduz como cativos no triunfo de Cristo, celebrando sua vitória. Todos devemos estar desejosos de ser cativos de Cristo.

ser um cativo de Cristo. Basta que algumas pessoas estejam desejosas de ser cativas


CREIO que hoje um grande número de jovens esteja pronto e desejoso de servir ao Senhor, mas me preocupo grandemente com o fato de sua busca ser relacionada a poder, dons, ensinamentos e conhecimento. Essa busca está na trilha errada. Primeiramente você tem de ser conquistado, derrotado e capturado por Cristo. Todos precisamos orar e dizer a Deus: “Senhor, quero ser teu cativo”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -