Posted by : Francisco Souza quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

UMA PESSOA NO ESPÍRITO


Capítulo 2
II Co  1:9,12; 2:13; 4:13,16; 12:18; 10:3-4; 3:14; 4:4.

Se você penetrar no espírito das Epístolas de Paulo a os Coríntios, verá que ao escrever essas duas cartas tinha por pano de fundo a história dos filhos de Israel. Toda a história dos filhos de Israel é um tipo completo das experiências dos cristãos no Novo Testamento (1ª Co.10:6 a11). Muitos cristãos estão claros quanto ao fato de que a Páscoa (1ª Co.5:7), o êxodo do Egito (1ª Co.10:1-2), a peregrinação no deserto (Hb.3:7-19) e o desfrute do maná celestial e da água proveniente da rocha fendida (1ª Co.10:3-4) são todos tipos de nossa experiência cristã atual. Mas a maioria dos cristãos não está tão clara de que entrar na boa terra, viver, andar, trabalhar e labutar nela também são tipos de nossa experiência cristã (Cl.2:6-7). Nossa necessidade é conhecer mais e mais acerca do viver, andar, trabalhar, lavrar e também da luta do povo de Israel na boa terra.

QUANDO Paulo escreveu essas duas cartas, ele deve Ter tido como pano de fundo essa história. Em 1ª Coríntios 5:7 ele disse que Cristo era nossa Páscoa. Então, no capítulo dez, disse-nos que hoje estamos desfrutando o maná celestial e estamos bebendo a água viva da rocha fendida (vs.3-4). Isto significa que em 1ª Coríntios o povo havia sido levado para fora do Egito e peregrinava no deserto. Essa era a verdadeira situação dos coríntios, e com respeito a isto, atualmente muitos cristãos são coríntios. Não devemos pensar que somos melhores do que os coríntios. Alguns falam sobre a igreja celestial na carta de Efésios, contudo, muitos dentre eles, não são celestiais. Pose-se falar sobre a boa terra, Canaã, mas ainda se pode estar no Egito ou no deserto. Quando está em seu espírito, você está nos lugares celestiais (Ef.2:6) porque os lugares celestiais não podem ser separados de seu espírito. Os lugares celestiais estão no espírito, e  o espírito está nos lugares celestiais ( Hb.4). Sempre que vive no espírito, você é elevado e encontra-se nos lugares. Mas você acha que hoje esta andando plenamente no espírito?

OS coríntios falavam muito acerca de coisas espirituais, mas faziam-no de maneira carnal e almática. O apóstolo Paulo disse-lhes na primeira carta que eram carnais, não espirituais (3:1). No capítulo dois
da primeira carta ele falou de homens almáticos (v.14). Um homem espiritual (2:15) é alguém que  não se comporta segundo a carne ou age segundo a vida da alma, mas que vive segundo o espírito, ou seja, segundo seu espírito, ou seja, segundo seu espírito (Rm.1:9) amalgamado com o Espírito de Deus (Rm.8:16; 1ª Co.6:17). Essa pessoa é dominada, governada dirigida, movida e guiada por este espírito amalgamado. Embora os coríntios falassem muito sobre as coisas espirituais, o apóstolo Paulo chamou-os de carnais e almáticos. Estavam falando sobre coisas espirituais na alma e na carne. Alguns podem falar acerca das coisas celestiais em Efésios, mas  o fazem como os coríntios: na alma ou na carne.

A Segunda Epístola aos Coríntios é bem mais profunda que a primeira. Parece que não muitos têm dado atenção a esta Segunda carta. Em Romanos há a justificação pela fé, e em Efésios, está a igreja como o Corpo de Cristo. Mas qual é o conteúdo de 2ª Coríntios? Que impressão você extrai desta carta? Devo dizer-lhe que esta carta é totalmente no espírito. Muitos cristãos estão vivendo na carne ou na alma, não no espírito. Muitos conhecem algo acerca do Espírito Santo, mas poucos conhecem acerca de seu espírito humano no qual o Espírito Santo habita.

A - Após a carne e a alma em 1ª Coríntios, chegamos ao espírito em 2ª Coríntios.
B - Após o átrio exterior e o Santo Lugar, chegamos ao Santo dos Santos;
C - Após o Egito e o deserto, chegamos a boa  terra, á terra de Canaã.

Nesta carta você pode ver a boa terra. Também pode ver a vida prática do Santo dos Santos. Nesta carta pode-se ver alguns seres humanos absolutamente no espírito.

NÃO CONFIAR EM NÓS MESMOS, MAS EM DEUS
 
EM 2ª Coríntios 1, Paulo diz-nos que ele e seus cooperadores foram “sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos” (V.8- IBB-Ver). Neles mesmos já tinham tido a sentença de morte a fim de não confiarem em si, mas no Deus que ressuscita os mortos (v.9). Necessitamos ser impressionados com estas palavras em 1:9). “Para que não confiássemos em nós, mas em Deus” (VRC). Pela redenção de Cristo, o próprio Deus, que está nos céus, veio até nós, para dentro de nosso espírito (Cl.1:27;2ª Tm.4:22). Agradecemos ao Senhor por ele estar agora em nosso espírito, chamando-nos para esquecer as coisas almáticas e para voltar-nos ao nosso espírito para encontrá-lo. Devemos não mais confiar em nosso ego ou em nossa alma, mas em Deus que está em nosso espírito. PODEMOS conhecer a doutrina acerca de não mais confiarmos em nós mesmos, mas em Deus. Dizer que confiamos em Deus é fácil, mas em nossa experiência pode ser diferente. Se a esposa não for agradável para seu marido, a primeira coisa que ele normalmente fará é exercitar a mente para considerar a situação de sua esposa. Esse é o significado de confiar em si mesmo. Se realmente aprendemos a lição de não confiar em nós, primeiramente exercitaremos o espírito, não a mente puramente humana e exercitaremos o espírito após termos a mente de Cristo. Imediatamente voltaremos ao espírito e exercitaremos o espírito para contactar Deus. Isso significa, na prática, que não confiarmos em nós, mas em Deus. Todos precisamos deste tipo de experiência hoje.



DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -