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Esboços Estudo Biblico, E-book Totalmente Grátis
domingo, 31 de julho de 2016
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sexta-feira, 29 de julho de 2016
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A vida de ABNER E JOABE, eram comandantes militares descrita na Bíblia,
Posted by Francisco Souza
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Estudo Biblico
A vida de ABNER E JOABE, eram comandantes militares descrita na Bíblia,
Joabe era filho de Zeruia, irmã do rei Davi, uma importante
mulher. Tinha mais dois irmãos, Abisaí e Asael. Esses três valentes guerreiros
tiveram um papel importante na expansão, ascensão e solidificação do reinado de
Davi. Joabe era primo de Davi e de Amasa (O comandante das forças militares de
Absalão e futuro comandante do exército de Davi por um curtíssimo espaço de
tempo. Veja 1Cr 2:13-17). Seu nome significa “Jeová é Pai”. A vida de Joabe é
um exemplo claro do desenrolar do grande conflito na vida de cada um de nós.
Talvez o grande aprendizado e a maior lição que alguém pode tirar do estudo da
biografia de Joabe seja ver a atuação de Satanás por trás de tudo que fazemos.
Muitas vezes, atrás de um homem valente, leal, capaz e defensor da causa de
Deus, descobrimos um homem traidor, manipulador, frio, egoísta e desalmado.
Joabe estava pronto a usar a força, Deus, a religião e qualquer outra coisa
para alcançar seus objetivos. Para ele, nada importava, desde que alcançasse o
que queria: poder e posição. Aqui vem o ponto central deste estudo – descobrir
o desenrolar do grande conflito dentro de nossa própria vida.
Qual é o preço do pecado? É muito alto, pois um pecado
tem a tendência de levar a outro pecado. Podemos dizer que Davi teve uma vida
muito infeliz por causa dos seus vários pecados. Tamar foi violentada por amom,
Absalão matou Amon, Absalão morreu em guerra, Adonias foi morto por salomão, o
primeiro filho que teve com Bate-seba morreu ainda bebé. Abiatar o traiu no
final do seu reinado. Etc... Quanta desgraça na sua vida! Davi ficou muito
triste com a morte de Abner e repreendeu severamente a atitude de Joabe. Ver II
Samuel 3.28-35. Quando Davi presenciou isto em seu reino, ele ficou sem ação
também, pois lembrou de seus erros que foram semelhantes. Quando Absalão
realizou a conspiração para tomar o reino de Davi, Absalão ficou suspenso numa
árvore, pois tinha os cabelos grandes e volumosos então Joabe matou-o. Ver II
Samuel 18:14. As consequências dos nossos pecados podem demorar para aparecer,
mas serão, em algum dia, serão reveladas. Imagine a dor de Davi em saber que
seu comandante de confiança tinha matado o seupróprio filho!
O reino de Davi é uma mescla de honra e vergonha por tantas
coisas ruins que aconteceram. O que fez Joabe? Na lição de hoje
Absalão ainda está vivo e o objetivo é mostrar o caráter de Joabe. Em II Samuel
14 menciona a estratégia que Joabe montou para aproximar Absalão e Davi, pois
com isso ele tiraria vantagens políticas. Por um lado Davi já estava no fim do
seu reinado, e Absalão era um natural sucessor ao trono; e Joabe ficaria bem
com os dois. Joabe contratou um mulher sábia da região de Técoa para ir ter com
o rei a fim de aproximar pai e filho. E conseguiu! Foi às custas e astúcia, mas
conseguiu. Joabe fez o correto, que deveria ser feito, quanto à reconciliação
entre Davi e
seu filho Absalão, mas, atente, ele o fez com o motivo errado. Ele queria levar vantagem, queria criar condições para, quem sabe, no futuro ser o comandante das tropas de Absalão. Sendo assim, é óbvio que ele não se aconselhou com Deus. Quando se faz algo por interesse próprio, nunca uma pessoa pede conselho a Deus. E aqui podemos aprender algo importante para nós. Fazer o que Deus deseja que façamos, mas com método errado, ou motivo errado, na verdade só dá problemas.
seu filho Absalão, mas, atente, ele o fez com o motivo errado. Ele queria levar vantagem, queria criar condições para, quem sabe, no futuro ser o comandante das tropas de Absalão. Sendo assim, é óbvio que ele não se aconselhou com Deus. Quando se faz algo por interesse próprio, nunca uma pessoa pede conselho a Deus. E aqui podemos aprender algo importante para nós. Fazer o que Deus deseja que façamos, mas com método errado, ou motivo errado, na verdade só dá problemas.
Davi ficou muito zangado com Joabe porque ele havia
desatendido às suas ordens e matou Absalão. O que fez Davi? Davi
tomou duas medidas misturando administração e política: a) Tirou Joabe do
comando das forças militares. Essa era uma decisão administrativa, motivada
pela desobediência explícita de Joabe por ter matado Absalão contrariando as
ordens expressas de Davi. b) Em lugar de Joabe, colocou Amasa, que era primo de
Joabe para ser o comandante das forças militares. Essa era uma decisão
política. Como Amasa tinha sido o comandante das forças militares de Absalão,
Davi o favoreceu com o posto mais elevado do exército para agradá-lo e trazê-lo
para junto de si. Mas Amasa durou pouco. Joabe, com seu irmão Abisaí, o
encontrou, e Joabe o matou fria e traiçoeiramente. Ver II Samuel 20:8-10. Joabe
atraiçoou Amassa, pois eram primos e tinham boa amizade. Que motivo levou
Joabe matar Amassa? Porque ele foi posto de lado por Davi e já não era o
número um. Joabe pensava mais nos resultados imediatos e lucros que seus esforços
podiam dar, do que nas próprias pessoas. Hoje a lado material fala mais alto
para a maioria das pessoas. Que pena!
Qual foi este golpe? Ele apoiou Adonias, o último filho
mais velho do restante dos filhos de Davi. Ele
pensava que Davi, por ser idoso já podia ser enganado facilmente. Mas Deus mantinha o profeta Natã e Batseba para orientarem Davi. o rei frustrou as intenções de Joabe e Adonias; e anuncia Salomão como Rei. Joabe Ainda continuou no reinado de Salomão, mas realizou uma outra tentativa de golpe, então Salomão perseguiu Joabe. Ele se refugiou no altar do sacerdócio, mas foi denunciado e morto. Ver II Reis 2: 28-35. Joabe é simbolo daquelas pessoas que brincam com Deus. Na vida de Joabe não se percebeu os brilhos da devoção pessoal à Deus. Em Gálatas 6: 7 lemos: “Não erreis; Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso, também ceifará.” Antes do julgamento final , há sempre misericórdia. Davi e Salomão demonstraram misericórdia para este homem, mas Joabe nunca se arrependeu verdadeiramente. Se Joabe fosse ter com Deus arrependido, ele seria perdoado. Ele teve a oportunidade de viver e de ser salvo, mas escolheu a morte.
pensava que Davi, por ser idoso já podia ser enganado facilmente. Mas Deus mantinha o profeta Natã e Batseba para orientarem Davi. o rei frustrou as intenções de Joabe e Adonias; e anuncia Salomão como Rei. Joabe Ainda continuou no reinado de Salomão, mas realizou uma outra tentativa de golpe, então Salomão perseguiu Joabe. Ele se refugiou no altar do sacerdócio, mas foi denunciado e morto. Ver II Reis 2: 28-35. Joabe é simbolo daquelas pessoas que brincam com Deus. Na vida de Joabe não se percebeu os brilhos da devoção pessoal à Deus. Em Gálatas 6: 7 lemos: “Não erreis; Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso, também ceifará.” Antes do julgamento final , há sempre misericórdia. Davi e Salomão demonstraram misericórdia para este homem, mas Joabe nunca se arrependeu verdadeiramente. Se Joabe fosse ter com Deus arrependido, ele seria perdoado. Ele teve a oportunidade de viver e de ser salvo, mas escolheu a morte.
III – O LADO RUIM DE JOABE
“A vida de Joabe, descrita na Bíblia, foi desfigurada por
guerras, intrigas e até genocídio.” Embora Joabe fosse um grande guerreiro,
tinha algumas características perversas que manchavam seu caráter. As
principais são:
1. Vingança: Abner, comandante das forças de
Isbosete (o quarto filho de Saul que reinou em seu lugar) matou em defesa
própria Asael, irmão mais novo de Joabe, depois de adverti-lo várias vezes a
que não o perseguisse. Joabe nunca se esqueceu desse evento e, na primeira
oportunidade que teve, vingou fria e covardemente a morte de seu irmão, matando
Abner.
2. Prática de atos sujos: “A fim de evitar
represálias futuras, Joabe tentou agradar Davi tanto quanto possível. Ele
começou a se mostrar indispensável”. Joabe sabia que estava praticando ações
sujas, mas, para permanecer no cargo, estava disposto a praticar qualquer
coisa, a qualquer custo, inclusive a violação de sua própria consciência. Veja
o exemplo da morte de Urias. Joabe sabia que estava praticando um ato sujo.
Mas, para agradar o chefe, estava disposto a cooperar para a morte de um dos
seus melhores soldados. Além de Urias, outros soldados também morreram na
emboscada arquitetada por Joabe (2Sm 11:17).
3. Astúcia: Depois que Absalão matou seu
meio-irmão Amnon, por ter tirado a honra de sua irmã Tamar, teve que fugir para
a casa dos seus familiares, por parte da esposa. Sendo ele o segundo filho, era
o herdeiro natural. Mas Davi não mostrava nenhum interesse em trazê-lo de
volta. Joabe, sabendo disso, idealizou um plano astuto para enganar Davi e
trazer Absalão de volta. O plano foi um sucesso. Davi não percebeu a
manipulação concebida por Joabe e deu sentença favorável ao regresso de Absalão
(Leia o plano de Joabe em 2 Samuel 14).
4. Uso de política suja: O autor da lição
afirma: “Para ele, tudo, até mesmo a religião, tinha um objetivo político e
podia ser usado em proveito próprio. Ele reconhecia o potencial de Absalão e
queria começar a conquistar o favor do futuro rei. Este lado sujo de Joabe –
manipulação do uso da política suja – era usado mesmo que isso implicasse em
quebra de princípios éticos, morais e legais. Sua astúcia foi tão bem montada
(No caso da mulher de Tecoa), que levou Davi a tomar decisões que infringiram
estes princípios.
5. Frieza e traição: Após Joabe ter matado
Absalão sem dó e sem piedade, Davi tomou duas medidas a) Tirou Joabe do comando das forças militares.
Essa era uma decisão administrativa, motivada pela desobediência explícita de
Joabe por ter matado Absalão contrariando as ordens expressas de Davi. b)Em
lugar de Joabe, colocou Amasa (que era primo de Joabe) para ser o comandante
das forças militares. Essa era uma decisão política. Como Amasa tinha sido o
comandante das forças militares de Absalão, Davi o favoreceu com o posto mais
elevado do exército para agradá-lo e trazê-lo para junto de si. Mas Amasa durou
pouco. Joabe, com seu irmão Abisaí, o encontrou, e Joabe o matou fria e
traiçoeiramente.
misturando administração e política:
misturando administração e política:
LEIA 2 SAMUEL 3:24, 25 e 30: Joabe
apresentou a Davi a razão por que matou Abner (Preocupação com a segurança do
reino). Mas o verso 30 esclarece o verdadeiro motivo. Mencione exemplos de atos
que temos praticado e tentamos explicar, quando na verdade as razões são
outras.
IV – A FIGURA DE JOABE EM NÓS
Vivemos no século da produtividade. Tudo tem que render
mais, todos têm que produzir mais, tudo tem que apresentar resultados
imediatos. A biologia, a zootecnia, os experimentos e as técnicas são usados
para que a terra produza mais frutas e cereais, os animais rendam mais leite e
carne, as máquinas produzam mais, etc. Os executivos cruzam os céus na
velocidade do som para produzir resultados às suas companhias. E nesse afã, a
pessoa humana parece ter pouco valor. O que importa são os resultados imediatos.
Ah! Isso é do século XXI, verdade? Não. Já nos dias de Joabe, ele se portou
exatamente dessa maneira. Ele queria resultados. Para ele, um frio executivo de
seus dias, os fins justificavam os meios. A religião, a política, as manobras,
as manipulações, quebra de regras e princípios morais e éticos eram usados para
alcançar seus objetivos. Se, para alcançá-los, tivesse que matar, enganar e
desobedecer, ele assim faria.
Qual é seu trabalho, o que você faz? Que posição você ocupa
no mundo dos negócios e na igreja? Quando você deseja alcançar algo, o que faz?
Manipula, engana, desobedece, usa a religião e até mesmo o nome de Deus? Muitas
vezes, até em casa usamos a religião para conseguir nossos objetivos. Olhe para
você, olhe para Joabe... será que há alguma coisa de Joabe dentro de você? Se
houver, leia este pensamento “O evangelho de Jesus Cristo nunca torna um homem
áspero nem rude; nunca o torna descuidado nem desumano; mas a verdade de origem
celestial, que vem de Deus, eleva e santifica o cristão; torna-o cortês,
bondoso, afetuoso e puro; tira seu coração duro, seu egoísmo e amor ao mundo, e
o purifica do orgulho e da ambição pecaminosa”
PENSE nisso : Joabe matou tanta gente
INJUSTAMENTE e foi morto gritando por misericórdia. Esse foi o cumprimento da
lei da semeadura e colheita, certo? Sim. E por que muitos que foram como Joabe
descansaram em paz? A lei da semeadura e da colheita nem sempre completa seu
ciclo nesta vida. Mas esteja certo de uma coisa: FINALMENTE, chegará o dia em
que, mesmo os que desceram em paz à sepultura serão chamados a prestar contas
diante de Deus.
CONCLUSÃO
“Embora possamos não estar envolvidos no tipo de coisas com
que Joabe se envolvia, como matar friamente, podemos enfrentar alguns maus
traços de nosso próprio caráter quando examinamos sua história. É aqui, pelo
exemplo negativo de Joabe – o fraco valente de Davi – que podemos identificar
algumas de nossas falhas de caráter e buscar a única solução para elas: Jesus.
” Joabe conhecia bem a religião. Teoricamente, conhecia bem a Deus. Mas sua
vida mostra que ele parecia tirar Deus completamente de cena quando desejava
algo. Embora pudesse ter todo o conhecimento teológico sobre Deus, este não
parecia ter relevância em sua vida. A pergunta central é: Que tipo de evangelho
tenho manifestado em minha vida? O evangelho de Jesus busca resultados de
amor e compaixão para com os homens, pois Jesus ensinou e valorizou mais as
pessoas do que os resultados. Jesus sempre deu atenção ao individual , atendeu
e teve zelo às pessoas por mais simples que fossem.
Pedro negou Jesus três vezes
quarta-feira, 27 de julho de 2016
Posted by Francisco Souza
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Estudo Biblico
Mt 26:70, 72 e 74 - Mas ele negou diante de todos,
dizendo: Não sei o que dizes... E ele negou outra vez, com juramento: Não
conheço tal homem... Então, começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço
esse homem. E imediatamente o galo cantou.
Lc 22:57-60 - Porém ele negou-o, dizendo: Mulher,
não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles.
Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava,
dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E
Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou
o galo.
Jo 18:17 e 25-27 - Então, a porteira disse a
Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou. E Simão
Pedro estava ali e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos
seus discípulos? Ele negou e disse: Não sou. E um dos servos do sumo sacerdote,
parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com
ele? E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.
O galo cantou depois da primeira negação de Pedro:
Mc 14:67-72 - e, vendo a Pedro, que estava se
aquentando, olhou para ele e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno.
Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao
alpendre, e o galo cantou. E a criada, vendo-o outra vez, começou a
dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais. Mas ele o negou outra vez. E,
pouco depois, os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente,
tu és um deles, porque és também galileu. E ele começou a imprecar e a jurar:
Não conheço esse homem de quem falais. E o galo cantou segunda vez.
E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante
duas vezes, três vezes me negarás tu. E, retirando-se dali, chorou.
Entre os discípulos, Pedro é a figura que melhor representa
a nós cristãos em 2017, em muitos aspectos. Ele recebeu revelação do Espírito
Santo sobre a identidade de Cristo (Mt 16,16). Entretanto, nem mesmo a
experiência o impediu de negar o Mestre. A proximidade não foi capaz de o
impulsionar a testemunhar em favor do amigo
Jesus já o havia alertado, mas, naquele momento, em meio
aquela cena obscura, Pedro não foi capaz
de perceber sua ação até que o galo cantasse.
de perceber sua ação até que o galo cantasse.
É possível lançar o olhar para o nosso interior e lá
encontrar esse grande discípulo e amigo de Jesus, que tantas vezes age pela
força do Espírito Santo e cumpre a vontade de Deus sem reservas. Outras vezes,
porém, é capaz de errar uma, duas, três vezes ou mais, até que “o galo” da
nossa consciência cante, trazendo-nos de volta à realidade dos que já disseram
sim ao Cristo. A pergunta é: onde, em minha vida, o “galo ainda não cantou”?
A Santa Igreja, em sua sabedoria, nos convida nesta
quaresma, mais que em qualquer outro tempo, a fazer este caminho como Pedro,
que executou e tomou consciência de si mesmo.
4 passos para o erro de Pedro:
- 1. TEMA: Quatro passos para o erro de Pedro!“Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que nãocantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.” (Lucas 22:34)
- 2. INTRODUÇÃO:Antes de Pedro tornar-se um apóstolo cheio do Espírito Santo, e uma dasmais fortes referências do cristianismo, ele revelou sua fraqueza, chegou aofundo do poço quando negou a Jesus Cristo.
- 3. IMPORTANTE: O erro de Pedro não foinaquela hora, o erro de Pedro não aconteceu em um único momento.
- 4. Quatro passospara o erro de Pedro:
- 5. 1. PRIMEIRO PASSO Autoconfiança“E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.” (Lc 22:33)
- 6. 2. SEGUNDO PASSO Indolência (Negligência, indiferença)“E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-osdormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.” (Lc 22:45)
- 7. 3. TERCEIRO PASSO Precipitação“E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.” (Lc 22:50)
- 8. 4.QUARTO PASSO Seguir Jesus de longe“Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumosacerdote. E Pedro seguia-o de longe.” (Lc 22:54)
- 9. CONCLUSÃO:Ao olharmos para a vida de Pedro, estamos diante do espelho.
- 10. O MAIS IMPORTANTE:DEUS restaura sua vida... DEUS reestabelece seus sonhos...
Santidade (santificação)
terça-feira, 26 de julho de 2016
Posted by Francisco Souza
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Estudo Biblico
SANTIFICAÇÃO. As palavras "santificar",
"sagrado" e "santo" são traduções da mesma palavra grega.
Elas significam estar separado para um serviço especial. Na Bíblia muitas
coisas além de pessoas são apresentadas como santificadas –- os móveis do
Tabernáculo (Ex. 40:10, 11,13); uma montanha (Ex. 19:23); comida (1 Ti. 4:5).
Torna-se até possível para um crente santificar a Deus no seu coração (1 Pe.
3:15). Portanto, santificar, ou tornar sagrado, não significa purificar ou
tornar sem pecado, mas separar alguma coisa para Deus e o serviço a Deus.
Em relação ao Cristão, santificação ou santidade significa
estar separado do pecado e para Deus. Existem três aspectos distintamente
diferentes desta santificação: passado, presente e futuro. Todo Cristão está
autorizado a falar, "fui santificado; estou sendo santificado; ainda serei
santificado."
SANTIFICAÇÃO PASSADA significa que o crente já foi
posicionalmente separado em Cristo (At. 20:32; 1 Co. 1:2; 1:30; 6:9-11; He.
10:10, 14). No novo nascimento, cada crente está sendo eternamente santificado
em Cristo, é retirado do poder do diabo para dentro da família de Deus (Jo.
1:14; Ga. 4:4-6), do reino do diabo para dentro do reino de Cristo (Col. 1:12,
13); da velha criação para a nova criação (2 Co. 5:17). Esta santificação é uma
realidade eterna e está baseada numa nova posição spiritual que o Cristão tem
em Jesus Cristo. Os crentes de Corinto não estavam sem pecado, e apesar disso
foram chamados de santos e foi escrito que foram santificados (1 Co. 1:2, 30).
Neste sentido, o Cristão pode dizer, "ESTOU santificado em Cristo."
Apesar de termos sido regenerados e recebermos uma nova
natureza depois de aceitarmos a Cristo, o
pecado ainda habita em nosso corpo carnal e precisamos lutar diariamente para vencê-lo com a ajuda do Espírito Santo. É um processo que não depende só de Deus, mas também da nossa escolha. Às vezes nós pecamos ao agir por impulso, sem confiar no Senhor. Outras vezes, porque estamos fracos espiritualmente, sem buscar a Deus. Então ficamos tristes, nos sentimos culpados e com vontade de voltar atrás, mas devemos entender que mesmo que nós caiamos em tentação, Deus está sempre disposto a nos perdoar se nos arrependermos (Leia 1 João 1:9).
Não conquistamos a santidade de forma instantânea ou através
de um milagre em que dormimos e acordamos santos. Deus sabe que estamos no
processo e tudo o que Ele espera é que lutemos e nos esforcemos para sermos
cada dia melhores, assim como Paulo disse: "Esforcem-se para viver em paz
com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor"
(Hebreus 12:14).
4) Santidade é o desejo de todo cristão
Há muitas passagens na Bíblia que mostram que Deus escolheu
um povo para ser santo. Em Efésios
1:4 diz que o alvo dessa escolha é que
sejamos santos e irrepreensíveis diante dEle. Em 2 Tessalonicenses 2:13 diz que
Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito, e em
Romanos 8:29 está escrito que fomos predestinados para sermos conformes à
imagem de Jesus Cristo.
Porque devemos ser
santos? Por várias razões, uma delas é agradar o coração de Deus: "Como
também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor;" Efésios 1:4. Leia-se também em 1
Tessalonicenses 4.3-8 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa
santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba
possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como
os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu
irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes
vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundície, mas
para a santificação. Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim
a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo”
E por causa disso, o próprio Deus coloca em nosso coração o
desejo de viver em santidade. Então, mesmo que tropecemos algumas vezes, nunca
conseguimos conviver em paz com o pecado, pois a nossa consciência nos condena
dia e noite. Então devemos ter a mesma atitude do filho pródigo: "Eu
me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o
céu e contra ti" (Lucas 15:18).
Ninguém que vive na prática do pecado, da corrupção, da
imoralidade, da impiedade - e gosta disso - pode dizer que é salvo,
filho de Deus, por mais que já tenha tido muitas experiências sobrenaturais.
Santidade é a marca do verdadeiro cristão.
Única e não comum.
Alguns confundem a inspiração com o esclarecimento. Refere-se à influência do Espírito Santo, comum a todos os cristãos, influência que os ajuda a compreender as coisas de Deus. (1 Cor. 2:4; Mat. 16:17.) Eles mantêm a opinião de que esse esclarecimento espiritual seja a explicação adequada sobre a origem da Bíblia. Existe uma faculdade nos homens, assim ensinam eles, pela qual se pode conhecer a Deus — uma espécie de olho da sua alma. Quando os homens piedosos da antiguidade meditavam em Deus, o Espírito Divino vivificava essa faculdade, dando-lhes esclarecimentos dos mistérios divinos.
Tal esclarecimento é prometido aos crentes e tem sido
experimentado por eles. Mas este esclarecimento não é o mesmo que inspiração.
Sabemos, segundo está escrito em 1Ped. 1:10-12, que às vezes os profetas
recebiam verdades por inspiração e lhes era negado esclarecimento necessário à
sua compreensão dessas mesmas verdades. O Espírito Santo inspirou-lhes as
palavras mas não achou por bem conceder-lhes a compreensão do seu significado.
Descreve-se Caifás como sendo o veículo duma mensagem inspirada (se bem que o
foi inconscientemente), apesar de não estar ele pensando em Deus. Nesse momento
ele foi inspirado mas não esclarecido. (João 11:49-52.)
Notemos duas diferenças especificas entre o esclarecimento e
a inspiração:
1) Quanto à duração, o esclarecimento é, ou pode ser,
permanente. "Porém a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai
brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Prov. 4:18). A unção que o
crente recebeu do Espírito Santo permanece nele, diz o apóstolo João (1 João
2:20-27). Por outro lado, a inspiração também era intermitente; o profeta não
podia profetizar à vontade, porém estava sujeito à vontade do Espírito.
"Porque a profecia não foi antigamente produzida por vontade de homem
algum",
declara Pedro, "mas os homens santos de Deus falaram,
inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21). Que a inspiração profética
viesse repentinamente está implícita na expressão comum: "A palavra do
Senhor veio" a este ou àquele profeta. Uma distinção clara se faz entre os
verdadeiros profetas, que profetizam unicamente quando lhes vem a palavra do
Senhor, e os profetas falsos que proferem uma mensagem de sua própria invenção.
(Jer. 14:14; 23:11, 16; Ezeq. 13:2, 3.)
2) O esclarecimento admite a graduação, enquanto a
inspiração não admite graduação alguma. Varia de pessoa para pessoa o grau de
esclarecimento, mas no caso da inspiração, no sentido bíblico, a pessoa ou
recebeu ou não recebeu a inspiração.
Jesus Cristo nos exortou a vigiar e orar
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Posted by Francisco Souza
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Estudo Biblico
1) Oração: Um mandamento de Cristo.
Jesus Cristo nos exortou a vigiar e orar, (Marcos 14:38)
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está
pronto, mas a carne é fraca”. Ensinou-nos também onde orar, (Mateus 6:6) “Mas
tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu
Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te
recompensará”. Além do quarto, (aposento) apontou outro lugar, (Lucas 19:46)
“Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes
dela covil de salteadores”.
Hoje se fala muito em orar no monte, mas a Bíblia não
recomenda isso porque hoje nós temos onde orar. Jesus orou no monte porque só
existia um templo e dele fora expulso. Hoje orar em montes é desmerecer a casa
de Deus e a nossa própria casa também, porque Jesus disse para entrarmos no
nosso quarto e ali orarmos em oculto sem incomodar o vizinho porque Deus não é
surdo. Esse costume errado começou dum tempo para cá.
Os discípulos pediram: “Senhor, ensina-nos a orar”, Lc. 11:
1. E Ele formulou a chamada oração dominical de Mt. 6: 9-13. Ela serve de
modelo.
a) A fórmula da súplica. Embora isso não seja fundamental,
há quem trate a FORMA da oração com
certo rigor. É verdade que a oração, por
ser um pedido, precisa ter uma estrutura.
Iniciamos a oração dirigindo-nos sempre ao Pai e a encerramos pedindo e
agradecendo, em nome de Jesus, conforme Jo. 14: 13.
b) Evitar as ladainhas. Em Mt. 6: 5-8, Jesus explica que,
quando fôssemos orar, evitássemos repetições enfadonhas, tipo ladainhas
cansativas, e nos mantivéssemos sóbrios na fala, ou seja, conscientes do que estamos
pedindo. O perfil ou a característica da oração demonstrada aqui é a do
raciocínio.
c) Hinos podem ser oração. Não somente as orações faladas
alcançam o trono de Deus, mas também os nossos cânticos e as nossas mais
diversas formas de louvor.
a) Orar de Joelhos:- Examinemos alguns versículos a
respeito: (1 Reis 8:54) “Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao
SENHOR esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas
para os céus, se levantou de diante do altar do SENHOR”.
(Esdras 9:5) “A hora da oferta da tarde levantei-me da minha
humilhação, e com a túnica e o manto rasgados, pus-me de joelhos, estendi as
mãos ao Senhor meu Deus”.
(Daniel 6:10) “Daniel, pois, quando soube que a escritura
estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas
da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e
dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”.
Uma letra cantada, individualmente ou por todos os
congregados, se estiver sendo entoada de coração e em espírito, constitui-se
numa oração fervorosa e inflamável, gerando uma combustão instantânea ao redor
de todos, e fazendo mover o braço do Senhor. Os filhos de Coré cantaram: “A
noite, a sua canção estará comigo; uma oração ao Deus da minha vida,” Sl. 42:
8.
Notemos o que Jesus ensinou sobre a oração:
a) Postura do corpo. A posição do corpo, gestos, altura da
voz em nada influem na oração. Deus conhece as intenções de todos os que dEle
se aproximam. Os discípulos estavam assentados quando veio sobre eles o
Espírito Santo, Atos 2: 2. Ana falava baixinho com Deus, 1Sm. 1: 13.
b) Intimidade com Deus. No mesmo texto de Mt. 6, Jesus está
abolindo a intermediação do sacerdote.
Ele veio revelar um Deus que atende a
cada um individualmente. Entrar no quarto, fechar a porta significa estar a
sós, com o Senhor. O salmista confirma isto, muito antes de Cristo ter vindo
declarando: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando irei e me
verei perante Deus? Sl. 42: 2.
c) Humildade. Outro aspecto do ato de orar ensinado por
Jesus é a humildade. Existem orações abusivas, arrogantes e altivas, do tipo
daquela feita por um dos malfeitores na cruz, ao lado de Jesus: “Não és tu o
Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também”, Lc. 23: 39.
Não deixou de ser uma oração, por trazer um pedido de
socorro, e ser dirigida a quem se poderia pedir. Sua forma, porém, estúpida e
petulante não mereceu qualquer intervenção do Mestre. Já o segundo malfeitor
corrigiu a maneira grosseira do companheiro e se dirigiu a Jesus humildemente,
dizendo: Jesus, “lembra-te de mim, quando vieres no teu reino”.
Observe que o primeiro pediu a salvação do corpo; queria
evitar a dor da morte, enquanto que o segundo, pedia para que fosse apenas
lembrado, na eternidade por Jesus.
Peniel significa ‘A face de Deus
domingo, 24 de julho de 2016
Posted by Francisco Souza
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Estudo Biblico
Peniel significa ‘A face de Deus
Esta história está relatada em Gênesis, primeiro livro da bíblia. De acordo com as escrituras, Jacó havia fugido, após tomar a bênção de seu irmão Esaú. Ele foi para uma terra chamada Harã, onde morava seu tio Labão. A caminho de Harã, parou para repousar e com a cabeça apoiada em uma pedra e teve um sonho, onde via uma escada que chegava até o céu e anjos subiam e desciam por ela, e a voz do Senhor lhe disse “Eis que eu estou contigo e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não te desampararei, até cumprir o que te hei referido” (Gn 28:15) e acordou do sonho sentindo que Deus estava naquele lugar.
Chegando em Harã, conheceu sua futura esposa Raquel, e Lia
sua irmã, que veio a casar-se com ele após uma manipulação da família dela.
Jacó prosperava, e trabalhou durante quatorze anos para seu sogro, pai de
Raquel e Lia, em troca do casamento com elas. Foram sete anos de trabalho por
cada esposa. Vencido este tempo, já possuía filhos e posses quando decidiu sair
daquela região e voltar para a terra de seus pais.
E foi nesta viagem de retorno que teve um reencontro com seu
irmão Esaú e humilhou-se, dando-lhe presentes e demonstrando um desejo sincero
de reconciliar-se com ele. Ambos choraram e se abraçaram. Não passaram a viver
na mesma terra, seguindo para lados diferentes, mas havia neles a restauração
do sentimento fraterno.
Este lugar foi o cenário de uma linda história de
transformação de vida. Jacó vinha de um tempo de luta e desejava recomeçar sua
vida quando atravessou o vau daquele rio.
Existem ‘passagens’ em nossas vidas que servem para
transformação de nosso ser. Talvez você esteja passando por um momento assim,
tudo parece raso e largo, mas na verdade você está lutando consigo mesmo, com
seu próximo e com Deus.
mudam de lugar, de emprego, de amigos e relacionamentos e os
mesmos problemas se repetem.
Antes de as coisas mudarem do lado de fora é
preciso que haja mudança dentro de Você está passando por lutas?
Foi nesta fase de mudanças, após anos de trabalho em outro
povo sem negar ao Deus que servia, ou seja, o mesmo Deus de seu pai Isaque, que
Jacó teve um encontro com Deus. Possivelmente, no mesmo local onde anos antes
tivera um sonho com os anjos transitando na escada. Consta que estava só,
quando se levantou durante a noite, e lutou com ele um homem, durante a
madrugada. Este homem, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de
sua coxa, e a deslocou, em seguida disse: “Deixa-me ir, porque já a
alva subiu”. Porém Jacó respondeu: “Não te deixarei ir, se não
me abençoares”.
Jacó travou e a mudança em sua vida: O nome Jaboque significa espalhar ou
murmurar[1]. Também representa um lugar de passagem conhecido como ‘vau’ no rio
Jaboque.
Tudo estava sob controle para Jacó. Escolheu um lugar seguro
para transpor o rio e colocou sua família passando na sua frente com todos os
seus pertences (Gênesis 32.22,23). Tinha um plano ‘b’ caso não
conseguisse o que queria (Gênesis 32.8). Mas quando pensava que tudo
estava tranquilo precisou passar por uma grande batalha.
Jacó passava por três tipos de confrontos no vau de Jaboque:
-Confronto consigo mesmo: antes de passar o ribeiro fez
uma oração reconhecendo seus erros (Gênesis 32.9-12).
-Confronto com o próximo: Jacó deixou seu sogro Labão (Gênesis
31.43-55) e agora se preparava para rever seu irmão Esaú (Gênesis 32.3-8).
-Confronto com Deus: Quando ficou sozinho no vau de
Jaboque, um anjo lutou com Jacó que ficou mancando para que se lembrasse de
suas fraquezas e que não pode vencer a Deus (Gênesis 32.24-25).
Quantas vezes fazemos como Jacó e colocamos tudo à nossa
frente, família, bens e achamos que está tudo sob controle, que está raso e não
teremos problemas na passagem. Mesmo assim conseguimos espalhar tudo e murmurar
da vida. Quando lutamos conosco mesmos, sofremos. Ao lutar com o próximo,
ferimos pessoas. Mas quando lutamos com Deus somos marcados por Ele para
sempre.
2- PENIEL > o Encontro com Deus:v.26-32
Peniel significa ‘a face de Deus’ (Gênesis 32.30)
porque foi ali que Jacó teve seu encontro com Deus. Aquele lugar que parecia
raso e aberto se encheu com a presença do Senhor. Jacó foi persistente e não
aceitou sair dali sem a bênção de Deus (v.26).
Na luta com Deus, quando o homem pensa que ganha, na verdade
está perdendo e quando se rende, alcança a vitória (Marcos 8.35).
Jacó teve três tipos de encontros em Peniel:
-Encontro consigo mesmo: quando o anjo lhe perguntou
seu nome, disse Jacó, reconhecendo que era enganador e ‘aquele que segura pelo
calcanhar’ (v.27).
-Encontro com o próximo: logo ali do outro lado do vau
se encontrou com seu irmão Esaú e reconheceu a presença de Deus na vida de seu
irmão (Gênesis 33.10).
-Encontro com Deus: Jacó recebeu a bênção que pediu e
um novo nome, passando a chamar-se Israel que significa ‘príncipe de Deus’ (v.28).
Quando perguntou o nome do anjo, este não quis responder porque não deveria
haver dúvida da presença de Deus (v. 29,30).
A vida de Jacó foi transformada, por isso recebeu um novo
nome e também quis mudar o nome daquele vau de Jaboque para Peniel, pois não
iria mais murmurar e sim buscar a face de Deus. Por isso conseguiu olhar para
seu irmão e dizer que “vi o teu rosto como se tivesse contemplado o
semblante de Deus” (Gênesis 33.10). Agora Jacó enxergava a
presença de Deus estava em todos os lugares, pessoas e na sua própria vida.
Em nossas vidas muitas vezes queremos resolver os problemas
com as pessoas do nosso jeito, mas antes de tudo precisamos ter um encontro com
Deus e passar por uma transformação. Por isso as pessoas nós.
Há quanto tempo você tem lutado?
Busque a face de Deus!
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segunda-feira, 18 de julho de 2016
Posted by Francisco Souza
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Estudo Biblico