Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A Trindade Santa


A palavra Trindade não é tão expressiva como a palavra holandesa Drieenheid, pois pode simplesmente denotar o estado tríplice (ser três), sem qualquer implicação quanto à unidade dos três. Geralmente se entende, porém, que, como, termo técnico na teologia, inclua essa idéia. Mesmo porque, quando falamos da Trindade de Deus, nos referimos a uma trindade em unidade,e a uma unidade que È trina.


1) As três pessoas consideradas separadamente a) O Pai, ou a Primeira Pessoa da Trindade.

o Nome Pai em sua aplicação a Deus. ( 1 Co 8:6 ; Ef 3:15; Hb 12:9 ; Tg 1:17 ; Dt32:6 ; Is 63:16 ; 64:8 ; Jr 3:4 ; Ml 1:6 ; 2:10; Mt 5:45 ; 6:6-15;Rm 8:16 ; 1 Jo 3:1 ; Jo 1:14,18; 5:17-26; 8:54 ; 14:12,13).
A primeira pessoa é o Pai da Segunda num sentido metafísico. Esta é a paternidade originária de
Deus, da qual toda paternidade terrena é apenas um pálido reflexo.

b) O Filho, ou a Segunda Pessoa da Trindade.

o Nome Filho em sua aplicação à Segunda pessoa. Á Segunda pessoa da trindade é chamado Filho ou Filho de Deus em mais de um sentido do termo. (Jó 1:14,18 ; 3; 16,18 ; Gl 4:4 ; 2 Sm 7:14 ; ; Sm 2:7 ; Lc 3:38; Jo 1:12 ; Jo 5:18 - 25 ; Hb 1. ; Mt 6:9 ;7:21; Jo 20:17 ; Mt 11:27 ; MT 26:63 ; Jo 10:36 ; Mt 8:29 ;26:63 ; 27:40 ; Jo 1:49 ; 11:27 ; 2 Co 11:31 ; Ef 1:3 ; Jo 17:3 ;1 Co 8:6 ; Ef 4: 5,6 ; Lc 1:32,35 ; Jo 1:13; Cl 1:15 ; Hb 1:6 ; Jô 1:1-14 ; 1 Jo 1;1-3 ; 2 Co 4:4 ; Hb 1:3 ; Jo 1:14,18 ; 3:16,18;1 Jo 4:9 ; Mq 5:2 ; Jo 1: 14,18 ; 3:16 ; 5:17,18,30,36; At 13:33; Jo 17:5 ; Cl 1:16 ; Hb 1:3 ; At 13:33 ; Hb 1:5 ; 2 Sm 7:14 ; Jô 5:26 ; Jo 1: 3,10 ; Hb 1: 2,3 ; Jo 1:9 ; Sl 40 :7,8 ; Ef 1:3 - 14.


c) O Espírito Santo, ou a Terceira Pessoa da Trindade.

O nome aplicado à terceira pessoa da trindade. (Jo : 4:24 ; Gn 2:7 ;6:17 ; Ez 37:5,6 ; Gn 8:1 ; 1 Rs 19:11 ; Jo 3:8 ; Sl 51:11 ; Is 63:10,11 ; Sl 71:22 ; 89:18 ; Is 10:20 ; 41:14 ; 43:3 ; 48:17 ;Jo 14:26 ; 16: 7 - 11; Rm 8:26 ; Jo 16:14 ; Ef 1:14 ; Jo 15:26 ;16:7 ; 1 Jo 1:1 ; Jo 14; 16-18 ; Rm 8:16 ; At 16:7 ; 1 Co 12:11; Is 63:10 ; Ef 4:30 ; Gn 1: 2 ; 6:3 ; Lc 12:12 ; Jo 15:26 ; 16:8; At 8:29 ; 13:2 ; Rm 8;11 ; 1 Co 2 : 10,11 ; Lc 1:35 ; 4:14 ; At 10:38 ; Rm 15:13 ; 1 Co 2:4.

A relação do Espírito Santo com as outras pessoas da trindade, são controvérsias trinitárias que levaram a conclusão de que o Espírito Santo, como o Filho, é da mesma essência do Pai e, portanto, é consubstancial com Ele. E a longa discussão acerca da questão, se o Espírito Santo procedeu somente do Pai ou também do Filho, foi firmada finalmente pelo SÍNODO de Toledo em 589, pelo acréscimo da palavra Filioque (e do Filho) à versão latina do Credo de Constantinopla : Credimus in Spiritum Sanctum que a PatreFilio que procedidit. (Cremos no Espírito Santo)), que procede do Pai e do Filho

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