Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 6 de março de 2017




As Funções do Cristo Encarnado


1 - CRISTO COMO PROFETA

A) A designação de Cristo como profeta – O AT previa a atuação de Jesus como um profeta (Dt 18.15) e é identificado no NT como tal (At 3.22-24) e também como Rabi (Jo 1.38;3.2).

O próprio Jesus afirmou ser um profeta (Mt 13.57; Mc 6.4; Lc 4.24 e 13.33; Jo 4.44) e entregava aos homens a mensagem de Deus assim como faziam os profetas (Jo 8.26; 12.49-50; 15.15; 17.8);
B) A atuação de Cristo como profeta – Jesus proclamou a mensagem de Deus pela pregação e pelo ensino (Mt 4.17; 7.29). Para isso Jesus aproveitava as sinagogas (Mc 1.21) e ambientes ao ar livre quando não tinha um local fechado disponível (Mc 4.1). Sua pregação era repleta de ilustrações (Mt 24.40-41; Lc 15.4,8) e cheia de perguntas (Mt 22). Diferente da dos escribas e fariseus, sua pregação possuía autoridade (Mc 1.22);

C) A autenticação de Cristo como profeta – A confirmação das profecias de Cristo mostra que de fato ele falava palavras verdadeiras que vinham de Deus, como ao prever que seria traído por alguém próximo (Mt 26.21), que seria entregue à morte pelos líderes dos judeus (Mt 16.21) e que morreria crucificado e ressuscitaria no terceiro dia (Mt 20.19).

2 - CRISTO COMO SACERDOTE
A) A ordem de Melquisedeque – Jesus foi sacerdote da ordem de Melquisedeque (Hb 5.6,10; 6.20 cf. Sl 110.4). Isso não quer dizer que Melquisedeque era Jesus (Hb 7.3), mas que o sacerdócio de Jesus é superior ao sacerdócio levítico (Hb 7.4-19);
B) A atuação de um sacerdote – Jesus, como sacerdote, atua na mediação entre os homens e Deus por meio de um sacrifício (1Tm 2.5-6; Hb 7.22-28).

3 - CRISTO COMO REI
A) A profecia – Isaías profetizou o nascimento de uma criança que se estabeleceria no trono de Davi Is 9.7);
e reinaria sobre ele (
B) O anúncio – Gabriel anunciou a Maria o que Isaías tinha profetizado (Lc 1.32-33);
C) A aclamação – Jesus foi aclamado pelo povo como rei (Jo 12.13-15);
D) A declaração – Jesus declarou ser rei (Mt 27.11).
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O Autoesvaziamento de Cristo

1 – A ORIGEM DO CONCEITO

Essa questão está ligada à palavra derivada de kenosis contida em Fp 2.7.
“Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (ARA).
“Mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens” (NVI).
“ἀλλὰ ἑαυτὸν ἐκένωσεν1 μορφὴν δούλου λαβών, ἐν ὁμοιώματι ἀνθρώπων γενόμενος· καὶ σχήματι
εὑρεθεὶς ὡς ἄνθρωπος” (Nestle-Aland Greek New Testament).
1 Vem do verbo κενόω que significa “esvaziar, tornar vazio, privar de força”. Está na terceira pessoa do singular e na voz ativa, a qual demonstra que a ação foi efetuada “por Cristo” e não “por outra pessoa em Cristo” (o que seria a voz passiva). O objeto dessa ação está presente na palavra precedente derivada de ἑαυτοῦ que significa “ele mesmo, a si mesmo”.
2 SWANSON, J. Dictionary of Biblical Languages with Semantic Domain: Greek (New Testament) (electronic ed.). Oak Harbor: Logos Research Systems, Inc., 1997, (GGK3671).
A pergunta é: “Ele se esvaziou do quê?”
A) Sínodo de Antioquia (341 A.D.) – Afirmou que Cristo se esvaziou de “ser igual a Deus”, mas defendia a divindade absoluta de Cristo;
B) Reforma Protestante –Discutiu se Cristo teria se esvaziado de seus atributos como onipotência, onipresença e onisciência sem, contudo, afetar sua divindade;
C) Teologia do século 18 – Alguns estudiosos afirmaram que Cristo se tornou menos que Deus.


2 – O VERDADEIRO SIGNIFICADO DESSE CONCEITO
A) A Passagem central


A passagem central da kenosis é Fp 2.5-11. Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Nova Versão Internacional (NVI)
5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

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