Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 6 de março de 2017




Os Nomes de Deus


A análise de alguns nomes com que Deus é chamado na Bíblia serve como revelação adicional do caráter de Deus.

Além disso, o uso do “nome do Senhor” sempre foi visto com muita reverência. Invocar o nome do Senhor era o mesmo que adorá-lo (Gn 21.33). Usar seu nome em vão era desonrá-lo (Ex 20.7).
Assim, percebemos que podemos aprender sobre o caráter e sobre o relacionamento com Deus por meio do estudo de nomes aplicados a ele nas Escrituras.


A) ELOHIM
O termo hebraico Elohim é utilizado para se referir à divindade geral e significa que Deus é o forte, o
líder poderoso, a divindade suprema. Geralmente é traduzido na nossa Bíblia como Deus.
É interessante notar que Elohim é empregado na forma plural. A terminação “im” é usada para indicar o
plural em hebraico assim como a letra “s” na língua portuguesa. Existem várias possíveis razões para
isso, mas a mais provável é que o plural, nesse caso, tenha a intenção de enaltecer o poder de Deus.
Isso é conhecido como “plural de majestade”. Esse uso fica claro ao notar-se que os verbos, adjetivos

e pronomes ligados a Elohim no AT aparecem na forma singular evidenciando não se tratar de vários
deuses e sim de um Deus Todo-poderoso.


Algumas implicações surgem do uso do nome Elohim aplicado a Deus:
a) A soberania de Deus (Dt 10.17; Jr 32.27);
b) A ação de Deus como o criador (Gn 1.1; Is 45.18; Jn 1.9);
c) O juízo de Deus (Sl 50.6; 58.11).
d) As obras poderosas de Deus em favor de Israel (Sl 68.7-8).
Algumas derivações desse nome também servem para nos revelar mais um pouco de Deus:

a) El Shaddai – Traz a ideia do Deus Todo-poderoso assentado sobre uma montanha. Assim Deus
se apresentou aos patriarcas (Gn 17.1; Ex 6.3; Sl 91.1-2);
b) El Elyon – Significa Deus altíssimo e enfatiza a força, a soberania e a supremacia de Deus (Gn
14.19);
c) El Olam – Significa Deus eterno e aponta para a imutabilidade de Deus (Gn 21.33);
d) El Roi – Significa Deus que se vê (Gn 16.13-14). Agar o chamou assim quando Deus falou com
ela antes do nascimento de Ismael.

B) YAHWEH
Esse nome também é conhecido por Jeová. Na nossa Bíblia geralmente aparece no AT como Senhor
em letras de caixa alta para diferenciarmos esse nome de outros que têm a mesma tradução
(SENHOR). É também traduzido como EU SOU e significa que Deus é autoexistente.
Apesar de várias pessoas no início do AT tratarem Deus por esse nome, somente a Moisés foi dado
conhecer seu sentido mais profundo quando Deus se apresentou como “EU SOU O QUE EU SOU” (Ex 3.14).

Yahweh era o nome pessoal de Deus pelo qual era conhecido por Israel. Depois do exílio, foi
considerado um nome sagrado e não era mais pronunciado. Em lugar dele era usado Adonai.
Algumas implicações surgem do uso do nome Yahweh:
a) A autoexistência imutável de Deus (ver Jo 8.58 conforme Ex 3.14);
b) A presença constante de Deus entre seu povo (Ex 3.12 cf. v.14);
c) O poder de Deus para agir em benefício do seu povo e para manter sua aliança com ele (Ex
6.6).

Algumas derivações desse nome também servem para nos apontar vários tipos de atuação de Deus
para com a criação e para com seu povo:

a) Yahweh Jireh – Significa “o SENHOR proverá” (Gn 22.14).
b) Yahweh Nissi – Significa “o SENHOR é minha bandeira” (Ex 17.15);
c) Yahweh Shalom – Significa “o SENHOR é paz” (Jz 6.24);
d) Yahweh Sabbaoth – Significa “o SENHOR dos exércitos” (1 Sm 1.3);
e) Yahweh Maccadeshkem – Significa “o SENHOR que vos santifica” (Ex 31.13);
f) Yahweh Raah – Significa “o SENHOR é meu pastor” (Sl 23.1);
g) Yahweh Tsidkenu – Significa “SENHOR, justiça nossa” (Jr 23.6);
h) Yahweh Shammah – Significa “o SENHOR está ali” (Ez 48.35);
i) Yahweh Elohim Israel – Significa “o SENHOR, Deus de Israel” (Jz 5.3; Is 17.6).

C) ADONAI
Adonai, assim como Elohim, é um plural de majestade. Aparece na nossa Bíblia como “Senhor” (em
letras normais) e significa senhor, mestre, proprietário (vejam esses sentidos sendo aplicados
genericamente, não em relação a Deus, em Gn 19.2; 40.1; 1Sm 1.15).
Traz a ideia de que Deus tem autoridade absoluta sobre o homem. Josué reconheceu a autoridade do
príncipe do exército do Senhor (Js 5.14) e Isaías submeteu-se à autoridade do Senhor, seu mestre (Is
6.8-11). O termo equivalente no NT é kyrios (Senhor).


D) DEUS (THEOS)
Theos é a mais frequente designação para Deus no NT. É usado para se referir a Deus, mas há
também textos em que theos aponta para deuses pagãos (At 12.22, 1Co 8.5), para o diabo (2Co 4.4) e
para a sensualidade (Fp 3.19). O mais importante é que Jesus é chamado de theos (Rm 9.5; Jo 1.1,18,
20.28, Tt 2.13).

Algumas implicações são:
a) Ele é o único Deus verdadeiro (Mt 23.9; Rm 3.30; 1Tm 2.5);
b) Ele é inigualável (1Tm 1.17; Mt 6.24);
c) Ele é transcendente (At 17.24; Hb 3.4; Ap 10.6);
d) Ele é o Salvador (1Tm 1.1; 2.3; 4.10).

E) SENHOR (KYRIOS)
Das 717 vezes em que kyrios aparece no NT, 210 vezes aparece nos escritos de Lucas e 275 nos de
Paulo (67,7%). Kyrios enfatiza autoridade e supremacia. Pode significar:

a) Senhor (Jo 4.11);
b) Dono (Lc 19.33);
c) Mestre (Cl 3.22);
d) Ídolos (1Co 8.5);
e) Maridos (1Pe 3.6).

Quando aplicado a Deus, expressa especialmente sua condição de criador, seu poder e domínio justo sobre o universo.
Jesus foi chamado de kyrios no sentido de “rabi” ou “Senhor” (Mt 8.6). Quando Tomé o chamou de “Senhor
meu e Deus meu”, atribuiu a ele divindade absoluta (Jo 20.28). A ordem de Rm 10.9 significa reconhecer
Jesus com a natureza e os atributos que pertencem somente a Deus. Assim, a essência do cristianismo éreconhecer que Jesus é o yahweh do AT.12


F) MESTRE (DESPOTES)
Despotes dá a ideia de propriedade, enquanto kyrios dá ideia de autoridade. Deus é chamado várias
vezes de despotes (Lc 2.29; At 4.24, Ap 6.10). Jesus é chamado de despotes duas vezes (2Pe 2.1; Jd
4).

G) PAI
Deus é apresentado no NT como Pai. No AT o nome Pai designa Deus 15 vezes. No NT isso acontece
245 vezes. As atuações de Deus ressaltadas pelo nome Pai demonstram que ele dá:
a) Graça e paz (Ef 1.2; 1Ts 1.1);
b) Boas dádivas (Tg 1.7);
c) Mandamentos (2Jo 4);
d) Respostas de oração (Ef 2.18; 1Ts 3.11).

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