Posted by : Francisco Souza
sexta-feira, 28 de julho de 2017
Batismo da Igreja
Batismo no Espírito Santo significa imergir, mergulhar no
derramar do Espírito Santo, batismo vindo céu. Jl. 2: 23- 32; Atos 2: 14 - 33.
Deus mergulhou a igreja nas águas do Espírito Santo. Ez. 47: 1- 9; Ez. 37: 1-
10. O Espírito Santo não vai ser derramado de novo. Atos 2: 16- 21, Ez. 36: 25-
27. Batismo do Espírito Santo é o batismo do céu Jõ. 16: 7; Lc. 24: 36- 49;
Atos 1: 4,5; Atos 2: 1,2; I Jõ. 5: 7. O batismo de João depende da vontade do
homem, é uma decisão única e pessoal do homem Atos 8: 26- 38; I Jõ. 5: 8. O
batismo do céu vem do alto, vem de cima, não depende do homem, depende única e
exclusivamente de Deus. Atos 2: 1,2; Atos 10: 44,45; Jõ. 16: 7; Atos 2: 14- 33;
I Jõ. 5: 7. O batismo no Espírito Santo é o batismo de um corpo e de todos os
seus membros Atos 2: 1- 4; I Co. 12: 12- 14 e 27; Ef. 4: 1- 5; o cumprimento da
promessa de Deus para sua igreja. Jl. 2: 28- 32; Atos 2: 14- 21; Atos 37- 39;
Gl. 3: 8- 13,14; Jõ. 16: 7; Atos 1: 4, 5.
Batismo do Espírito Santo é o batismo da igreja Atos 1: 4,5;
Atos 2: 1- 4, e já aconteceu; por isto todos foram cheio do Espírito Santo e
não apenas alguns. Atos 2: 1- 4; Atos 10: 1- 47; Jl. 2: 28 e 29; Atos 2: 17,18;
Mt. 16: 18, 19; Ef. 4: 1- 6. O batismo do Espírito Santo faz parte da igreja,
pertence à igreja I Co. 12: 12-14. Se você faz parte da igreja de Cristo
mergulhe fundo no derramar do Espírito Santo, mergulhe fundo nas águas do
Espírito Santo Ez. 47: 1- 5; se encha do Espírito Santo. Ef. 5: 18; Sl. 23: 1-
5. Imergir, mergulhar nas águas do rio do Espírito é tomar posse de tudo que o
Espírito Santo tem á oferecer. Ef. 1- 14; Rm. 8: 11- 17; Pv. 13: 7.
Observe: O ministério de Jesus começou logo após o batismo
Lc. 4: 1- 19, agora vejam: O ministério da igreja também começou logo após o
derramar do Espírito Santo. Atos 2: 4 -47; Atos 4: 1- 31; Atos
5: 1- 9; Atos 6:
1- 8; Atos 12: 1- 24. A igreja é a
continuidade da obra de Cristo na terra, por isto ela é o corpo. Cl. 1: 24; I
Co. 12: 27; Rm. 12: 1- 5; Ef. 1: 15- 23. Se a cabeça é batizada o corpo também
é. Lc. 3: 21, 22; Cl. 1: 18, 19. Se o corpo é batizado certamente seus membros
também o são. I Co. 12: 12- 14; Atos 2: 1- 4; Jl. 2: 19- 32; Atos 2: 1- 21; Ez.
37: 1- 10; II Co. 3: 3- 8. Não tem como separar a cabeça do corpo Cl. 1: 15-
19, não têm como separar o corpo dos membros. I Co. 12: 12- 14; Gl. 3: 26- 29.
Observe: Após a descida do Espírito Santo na igreja, todos foram Cheio Atos 2:
1- 4 e 37- 47; Atos 4: 1- 31, semelhante a Jesus vejam Lc. 3: 21, 22; Lc. 4: 1
e 14- 18.
Então porque falam batismo de poder? A bíblia não fala nada
sobre batismo de poder, Jesus fala batismo no Espírito Santo. At. 1: 4, 5. O
que eu entendo é que o poder faz parte do Espírito Santo e não ao contrario.
Jesus esta dizendo aos discipulos e vós sereis batizado no Espírito Santo Atos
1: 4,5; e quando isto acontecer e vós sereis revestido de poder Lc. 24: 46- 49,
e sereis minhas testemunhas Atos 1: 8; Atos 3: 1- 11; Atos 5: 1- 16; Atos 8: 1-
8; Rm. 15: 18,19. A Bíblia fala de dois batismos o de João (na água) e no
Espírito Santo (do céu) Mt. 21: 25; Jõ. 3:1- 5; um na época batizado por ele
(João) Lc. 3: 1- 16; Mt. 3: 1- 15, e outro enviado por Jesus do céu. Jõ. 16: 7;
Lc. 24: 46- 49; Atos 1: 4,5; At. 2: 1- 4; Atos 2: 14- 33.
O crente para entrar no reino de Deus segundo Jesus tem que
nascer da água e do Espírito Jõ. 3: 1- 5, ou seja, tem que passar pelo batismo
de João Rm. 6: 1- 11; Atos 8: 26- 38, e pelo batismo no Espírito Santo Atos 1:
4,5; Atos. 2: 1- 4; Atos 4: 1- 31; Atos 10: 1- 47; Jl. 2: 23- 32.
O batismo no Espírito Santo não pode ser privilégio só para
alguns e sim para toda igreja I Co. 12: 12- 14, se não fora assim; Segundo aos
entendidos só alguns privilegiados com o batismo de poder entrarão no reino de
Deus, os demais ficarão fora. Lc. 11: 52; Jó. 34: 12- 19; Dt. 10: 17, 18; Lc.
17: 20,21.
Se entendermos desta maneira o crente vai ter que buscar o
batismo do Espírito Santo até o ultimo momento da sua vida, se não quiser ficar
de fora do reino de Deus. Jõ. 3: 16; Rm. 5: 1- 11; Rm. 8: 14- 17. Porque o novo
crente, logo após aceitar a fé e entrar para este caminho, já começa a ter
revelação de Deus; palavras que vem de encontro, sonhos proféticos e visões?
Porque o reino de Deus já esta dentro dele. Lc. 17: 20,21; Jl. 2: 28,29; Atos
2: 14- 18; II Co. 4: 18; I Co. 2: 9- 15. Tratamos o derramar do Espírito Santo
como batismo de poder devido aos acontecimentos no dia de pentecoste,
pois
neste dia todos foram cheios e revestidos de poder, conforme as promessas do
Senhor Jesus. Lc. 24: 46- 49; Atos 1: 4; Atos 1: 6- 8; Atos 2: 1- 12.
Segundo o meu entendimento: o poder faz parte da natureza do
Espírito Santo. Lc. 4: 14- 19; Atos 10:
34- 38; Atos 1: 8. Veja: Rm. 15: 18 e19; I Co. 2: 1- 5; I Co. 12: 1- 11; Lc. 4:
14; Mq. 3: 8. O batismo do céu é o cumprimento das promessas do senhor Jesus
At. 1: 4,5; At. 2: 1- 4. O batismo do céu é a presença permanente do Espírito
Santo na igreja e na vida dos crentes Jõ. 14: 15,16. O SELO. Ef. 1: 13,14; Ef.
4: 30; Jõ. 6: 27; O PODER. Atos 1: 8; Rm. 15: 18,19; assim como Consolo: Jõ.
14: 26; Lm. 1: 16. Amor: II Tm. 1: 7; Rm, 5: 5. Interceder: Rm. 8: 18- 27.
Ensinar: Jõ. 14: 26; Jõ. 14: 7- 14; Is. 48: 17; Is. 54: 13; fazem parte do
ministério glorioso do Espírito Santo. I Co. 3: 3- 8; Ez. 36: 25- 27; Jõ. Jõ.
16: 7- 14; Ez. 37: 1- 10.
Porque João Batista fala batismo com fogo? Lc. 3: 16. Porque
o fogo foi um sinal visível deste acontecimento Atos 2: 1- 3, assim como a
pomba foi um sinal visível do batismo de Jesus. Lc. 3: 21,22.
E também porque fogo queima a escória Pv. 25: 4, a palha Lc.
3: 16,17; Jr. 23: 23- 29; purifica a prata e prova o ouro. Zc. 13: 9; Is. 48:
10,11; I Co. 3: 10- 17. O fogo é poderoso e simboliza justiça, força e
“agressividade” marcas da igreja de Cristo, marcas de uma igreja poderosa At.
1: 8; Lc. 24: 46- 49 marcas de quem esta em guerra. Mt. 16: 13- 19; Gn. 32. 22-
31; Ez. 37: 1- 10; Is. 13: 1- 4. Marcas de quem tem a promessa. Gn. 32: 1- 12;
Gn. 22: 1- 18; Gn. 28: 10- 16; Gn. 32: 1- 13 e 21 -30; Gl. 3: 13,14; I Co. 13:
12; II Co. 3: 3- 18.
O derramar no Espírito Santo tem como objetivo atingir toda
igreja Jl. 3: 28,29; 2: 14- 18. O batismo
em Jerusalém Atos 2: 1- 4; Atos 4: 1-
31, e na casa Cornélio Atos 10: 1- 45 representam o batismo de muitos, de um
corpo universal e todos os seus membros (igreja) I Co. 12: 12- 14; Gl. 3: 13-
29. O batismo no Espírito Santo representa o mergulho de muitos nas águas do
rio do Espírito. O Espírito Santo foi derramado como chuva Jl. 23- 29; Ez. 36:
25- 27, e hoje corre como um rio, o rio do Espírito. Ap. 22: 1; Ez. 47: 1- 9;
Ez. 37: 1- 10.
Quanto mais o crente se enche do Espírito Santo, mais ele
tem de sua natureza. Lc. 6: 45; II Co. 3: 3- 8; Atos 4: 8- 13; Jõ. 15: 26,27.
Ninguém consegue ter a plenitude do Espírito Santo Jõ. 3: 23- 34; Cl. 1: 15-
19, mas ser cheio dele é possível e necessário. Ef. 5: 18- 21; Sl. 105: 4; Is.
55: 6; I Co. 2: 9; Jr. 33: 3; Jr. 29: 11- 13. Observação: o falar em Línguas
estranhas é o transbordar do Espírito Santo no espírito do crente Sl. 23: 1- 5,
o crente fica muito cheio que não consegue se controlar. I Co. 14: 14-17; I Co.
14: 26- 28; I Co. 14: 32,33 e 38 - 40. Há crente que antes orava e cantava em
línguas, hoje não ora nem em línguas e nem com entendimento, não louva nem em
línguas e nem com entendimento, era cheio do Espírito Santo, hoje esta vazio,
era um vazo que transbordava, agora é um vazo seco. Ap. 2: 4; Jó. 14: 7- 9; II
Co. 4: 6,7; Rm. 12: 1, 2.
No que diz respeito ao Espírito Santo o crente pode ser
cheio ou vazio, nem cheio nem vazio, meio cheio meio vazio. Como assim? Tem
aqueles que tudo que começa termina, mas também temos aqueles que começam e
nunca terminam, começam uma campanha de oração não termina, começa uma campanha
de jejum não termina, decide buscar a Deus na madrugada não persevera, começa
ler a bíblia logo desanima, um dia vai à aula dominical outro não, um dia vai
ao circulo de oração outro não, um dia vai ao culto de doutrina outro não, não
vou nem falar daqueles que só vão aos cultos nos domingos. Deste jeito não tem
como ser cheio do Espírito Santo. Mt. 25: 1- 13; Jl. 3: 18; Jl. 2: 23- 32; Is.
41: 18. Entra de vez no rio Sl. 46: 4; Ap. 22: 1, ficar só molhando a ponta dos
dedos não dá. Se não entrar no rio para se banhar não tem como ser cheio do
Espírito Santo. Ez. 47: 1- 9; Jõ. 7: 37- 39; Ez. 37: 1- 10.
Você pode perguntar; o que devo fazer para desfrutar do
poder do Espírito Santo? Mergulhar, imergir se encher do Espírito Santo. Ez.
47: 1-5; Ef. 5: 18- 21. Como assim? Negociando com Ele. Não estou entendendo?
Buscando: Sl. 105: 4; Jr. 29: 11- 13.
Clamando: Jr. 33: 3; Sl. 86: 3,4.
Pedindo: Lc. 11: 5- 13; Ed. 8: 23; Mt. 21: 22.
Mergulhando no rio da vida Is. 12: 3; Jõ. 7: 37- 39; Is. 55:
1; Ap. 22: 17.
Pedir em nome de Jesus não falha. Jõ. 14: 12- 14; Jõ. 16:
24; Fp. 2: 9- 11.
Viva uma vida de Adoração. Jõ. 4: 23, 24. Louvai, louvai,
louvai e louvai muito: Sl. 9: 1- 3; Sl. 119: 164; Sl. 22: 22. Hinos de adoração são
melhores ainda. Ef. 5: 18, 19; Sl. 98: 1- 5; Sl. 96: 8,9; II Cr. 7: 1- 6; I Cr. 16: 1- 34. Muita oração: Lc. 18: 1; I Ts. 5: 17, na
madrugada melhor. Pv. 8: 17; Jó. 8: 5- 7; Pv. 13: 7. Muito jejum: Ed. 8: 23;
Mc. 2: 18- 22; Mt. 17: 14- 21, com sabedoria. 109: 24. Muita leitura da
palavra: Sl. 1: 1,2; Sl. 119: 11, 105; Is. 34: 16, com muita fome. Am. 8: 11;
Lc. 4: 1 - 4.
Muita fé em Jesus: Rm. 5: 1, 2; Mc. 16: 15- 18. Com muita
obediência a sua palavra. Jõ. 7: 16,17; Jõ. 14: 24; Mt. 24: 35. Evangelize,
fale de Jesus, prega a palavra em tempo e fora de tempo. II Tm. 4: 1,2; Mc. 16:
15; Mt. 28: 18- 20; Rm. 1: 16,17.
Muito se fala em avivamento, mas avivamento só acontece
quando um ou vários grupo de irmãos decide buscar a Deus com conhecimento e
sabedoria. I Co. 2: 9; Jr. 33: 3; Jr. 29: 11- 13; Lc. 10: 17- 24; I Co. 1:
26,27; Pv. 13: 7. Se Você fizer desta
forma, você vai se encher do Espírito Santo, você vai transbordar e vai
experimentar o verdadeiro poder de Deus como nunca na sua Vida. Jõ. 3: 1- 8;
Mt. 7: 24; Lc. 17: 20, 21; Mt. 13: 44- 46 e 52. Mergulhe na palavra capitulo
por capitulo. Hc. 3: 2; IRs. 18: 41.