Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 28 de julho de 2017

UMA NOVA CRIATURA(João. 3: 1 à 21)
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Corintios. 5.17) O substantivo: REGENERAÇÃO (Paliggensia) Em Tito 3.5-,refere-se à restauração, ou melhor, à transformação do homem salvo que de agora em diante entrou numa nova vida. Essa significação refere-se à alteração que o Espírito Santo efetua.(o efeito). Por exemplo, o vocábulo (gennão)- juntamente com (anõthen) (João 3.33,5) significa gerar ou nascer, sendo usado em João 1.13; 3 á 8 –I João 2.29 – 5:1,4,18, etc. Em I Pedro1.3,23– a palavra (anagennão) que significa gerar de novo ou novo nascimento, é encontrada com sentido especial para a regeneração. Em Romanos 1:2, Paulo diz: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…Em Gálatas 6:15, novamente ele afirma: Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Em Efésios 2.15-, Na sua carne (Cristo) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois (judeus e gentios) um novo homem, fazendo a paz. Portanto, a regeneração,em vários de seus elementos transformadores, toma como primeiro passo, o novo nascimento (João 3.5), toma como primeiro, pois através dele o homem pode vir a ser uma nova criatura criada segundo a imagem de Cristo, em “santificação”. (Romanos 8.29,30).
Feito isso, então ele está apto para ver e entrar no reino de Deus.
(Mateus 19.28).
Nicodemos, mestre entre os fariseus, principal nos tribunais, para julgamentos entre setenta membros, homem de nome em Jerusalém. Por causa da sua tradição; “MOSÁICA” Foi à noite, ver Jesus, (João. 12: 42). Contudo, muitos dentre as autoridades creram Nele. Mas por causa dos fariseus não confessavam a sua fé, pois tinham medo de serem expulsos da sua sinagoga. ( Sua religião, denominação).
 O desenvolvimento teórico da Lei para incluir novos casos RELIGIÃO DOS SADUCEUS.
Um partido judáico materialista, que negavam a ressurreição e a existência de anjos, espíritos. Eles também rejeitavam as tradições dos anciões (Mat.16: 6- 22: 23, 24-). Eram, cegos espirituais, e corações endurecidos, amavam mais a glória dos homens, do que a glória de Deus (Isaías. 6:1). Viram os milagres feitos por Jesus e por isso creram. RELIGIÃO DOS FARISEUS: Partido judáico que punha muita ênfase sobre a observância rituais e cerimoniais.Pretendiam possuir uma piedade superior e se separavam das pessoas comuns. Acreditavam na imortalidade da alma, na ressurreição do corpo, e na existência de anjos e espíritos. (Mat. 3:7- 15:1- 16:1- 19):

RELIGIÃO DOS ESCRIBAS.

Homens de letras, (João 7.15), aos quais pertencia o estudo profissional da lei mosáica. Ensino gratuito dela aos seus discípulos (Lucas 2.46-Mateus 21.23). A administração prática da Lei nos tribunais nos quais se assentavam como juízes ou como assessores. Era chamado de mestre (Rabi, Rabone, guia, pai) Mateus 8.19—23;7,9,10. Nicodemos viu os milagres feitos por Jesus, e por isso creu, e disse a Jesus: Um homem faz estes milagres porque é vindo da parte de Deus.
Há rejeição de muitos, impedem de entrar no reino de Deus, não querem pagar o preço, preferindo ficar longe em segredo pra si mesmo, porque é por muitas tribulações que nos é necessário entrar neste reino (Atos. 14: 22).Com sofrimentos, serão entregues a tribunais, excluídos das igrejas, separados dentre os irmãos, insultados, blasfemados e o que são do mundo terão ódio de vós: (Mat. 10: l7 à 39)Jesus revela o seu Espírito, falando do novo nascimento, da Luz, revela o profundo, aquilo que estava escondido. (Rom. 11: 33) A profundidade das riquezas tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis os seus caminhos!
Os conhecimentos do homem são limitados por ser perigosos, por ser incapaz de entender a verdade, por causa da debilidade humana.(João 16: 12) Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Por causa da limitação terrena, a revelação de Deus é gradual, para dar oportunidade à fé.(I João.3: 2). Somente verão, os da fé. Porque sem fé é impossível ver a Deus. Jesus disse à Marta: Se creres verás a glória de Deus…ou melhor, se tiveres fé, verás a glória de Deus.

REGENERAÇÃO.

 Não é o batismo das águas. Muitos têm confundido a regeneração com o batismo das águas. Ou em águas conforme a expressão usada no momento. O lavar regenerador do Espírito Santo, conforme determina o termo no original.
Na verdade, esse é o batismo que salva, e não o batismo sacramental.
Jesus Cristo explica na passagem de NICODEMOS. (João 3.3).
Aquele que não nascer de novo, não poderá ver (não tem visão espiritual ainda permanece cego) . V/5 Não poderá entrar… (neste Reino)
1- Da mesma maneira que nasceu neste mundo terreno, na forma mortal, nascerá no mundo celestial (Espiritual) eterno, imortal.

2-Com efeito, a regeneração não é nada dessas coisas, conforme é usada nas passagens de Mateus.19.28. e Tito 3.5.
Mateus.19:28- E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Tito- 3:5,6 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.
Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador. REGENERAÇÃO: transformação moral e espiritual do crente, segundo a imagem de Cristo, de tal modo, a produzir um ser moral semelhante a Cristo, no fim do processo.

Na passagem de João 3, 3,5- a regeneração ou novo nascimento inclui tanto o aspecto moral como o aspecto metafísico, os quais são indicados, respectivamente, pelos termos regeneração e renovação, e em outros lugares. Nenhum sacramento pode conferir a um homem a natureza que existe em Cristo, ou a plenitude de Deus. Efésios 3.19- Nenhum mérito humano pode conferir isso a quem quer que seja. Somente o Espírito Santo, mediante a sua transformação mística, pode fazer ocorrer essa obra admirável na alma humana.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -