Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 28 de julho de 2017

O Novo Nascimento. evangelho de João narra o diálogo que Jesus manteve com Nicodemos, um mestre em Israel e um dos principais dos judeus. Leia, com atenção, esse diálogo, no capítulo 3.1-15. Depois, preencha os espaços vazios dos textos bíblicos citados ao longo da lição. Nesse diálogo, o Senhor Jesus, sem rodeios, mostrou a Nicodemos que ele precisava nascer de novo para poder ver e entrar no Reino de Deus. Nicodemos então perguntou a Jesus como ele poderia nascer sendo já um homem velho(v.4).

1 - O que é o novo nascimento?

Não é nascer da carne outra vez. Não se trata de reencarnação. Se isso pudesse acontecer nasceria o mesmo homem com a sua natureza adâmica pecaminosa. Não se trata de um novo nascimento produzido pelo relacionamento sexual entre um homem e uma mulher, mas é resultado de uma ação sobrenatural do Espírito Santo. É nascer por obra de Deus. "O que é da carne, é carne, e o que é nascido de é espírito"(v.6). Todo aquele que deseja ver e entrar no Reino de Deus precisa nascer de novo. Este novo nascimento é uma operação do Espírito Santo, agindo diretamente no espírito do homem(que está morto para Deus por causa do pecado) vivificando-o e restabelecendo assim a sua comunhão com Deus. E, portanto, uma ação do propósito de Deus, no interior do homem, mudando-lhe o coração e a mente e transformando-o em uma nova criatura (Ezequiel 36.26; 2 Coríntios 5.17).

2 - Como acontece o novo nascimento?

Jesus disse a Nicodemos que "do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna"(v. 14). Leia Números 21.4-9. Jesus lembrou a Nicodemos que no passado, Moisés, por ordem de Deus, levantou urna serpente de bronze, no deserto, para que as pessoas rebeldes mordidas pelas serpentes venenosas, olhando para a serpente de bronze, fossem curadas e não morressem. Assim também seria necessário que Jesus, o Filho do Homem, fosse levantado( numa cruz) para que todo pecador rebelde, olhando para Ele, em fé, fosse salvo da doença mortal do pecado e recebesse a vida eterna. Jesus assim explicou o processo do novo nascimento. Em Romanos 6.3-11, o apóstolo Paulo descreve o novo nascimento como o resultado de nossa união com Cristo, por meio da fé em sua crucificação, morte e ressurreição. Ao crermos que quando Jesus morreu e ressuscitou nós morremos e ressuscitamos com Ele, o Espírito Santo nos batiza, isto é, nos une a Cristo. Assim morrermos com Ele para o pecado e ressuscitamos com Ele para vivermos em nova vida. Leia 1 Coríntios 12.13 e responda: o que mais nos diz Paulo sobre esse assunto? Em Efésios 2.5,6 Paulo afirma: "que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial." O novo nascimento é novamente descrito como uma ação graciosa de Deus realizada em Manual do Discípulo de Cristo - Igreja Betel Brasileiro - Pág. 8 favor do homem, por amor, através da morte e ressurreição de Jesus, dando-lhe a vida, e isto "mediante a fé". 1 João 5.1 afirma o que?

Conclusão

O Novo Nascimento é, pois, a ação regeneradora operada por Deus( Pai, Filho e
Espirito Santo) no homem pecador, por meio da fé em Jesus Cristo crucificado. Na cruz, Jesus levou sobre si, o pecado de toda a humanidade, pelo qual foi punido. Pela fé morremos com Ele e ressuscitamos com Ele para viver a vida nova, pois nos tornamos nova criatura. Como resultado dessa ação regeneradora, o homem recebe um novo coração, sua mente é renovada e passa a ser participante da natureza divina. Para que se opere em nós o novo nascimento temos que crer que Jesus morreu por nós e que nós também morremos com Ele para o pecado e que ressuscitamos com Ele para Deus. É através desse novo nascimento que nos tornamos "filhos de Deus" e passamos a fazer parte da Sua família (João 1.12,13; Efésios 2.19). 

Jesus advertiu claramente que todo aquele que quiser entrar no Reino de Deus necessitava nascer de novo, nascer do Espirito. Você tem a convicção de que nasceu de novo pela fé no Cristo crucificado? Justifique a sua resposta: A prova evidente de que uma pessoa nasceu de novo, nasceu de Deus, é que ela não vive mais na prática do pecado(1 João 5.1,18 ). O seu prazer agora está em Deus e em fazer a Sua vontade( Romanos 12.2). Oração Obrigado Senhor, pela ação graciosa do Teu Espírito que operou em mim o novo nascimento, mudando o meu coração e tornando-me uma nova criatura pela fé em Jesus. Agora sei que sou Teu filho e herdeiro do Teu Reino. Quero, como Jesus, fizer sempre a Tua vontade em minha vida. Por Jesus Cristo. Amém. Versículo para decorar "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Coríntios 5.17).

Não há vida à parte de Jesus

Então, não há vida espiritual (vida eternal) longe de Jesus e da fé em Jesus. Nós teríamos muito mais a dizer sobre a relação entre o novo nascimento e a fé em Jesus. Mas deixe-me colocar assim por enquanto: no novo nascimento, o Espírito Santo une-nos a Cristo numa união vivificadora. Cristo é vida. Cristo é a vinha onde brota vida. Nós somos os ramos (João 15.1 e seguintes). O que acontece no novo nascimento é a criação sobrenatural de nova vida espiritual, e ela é criada pela união em Cristo Jesus. O Santo Espírito nos traz uma conexão vital com Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida. Essa é a realidade objetiva do que acontece no novo nascimento.
E do nosso lado, o modo que experimentamos isso, é que a fé em Jesus é despertada em nossos corações. Vida espiritual e fé em Jesus vêm a existir simultaneamente. A nova vida faz a fé possível e uma vez que vida espiritual sempre desperta a fé e se expressa na fé, não há vida sem fé em Jesus. Portanto, nós devemos nunca separar o novo nascimento da fé em Jesus. Do lado de Deus, nós somos unidos a Cristo no novo nascimento. É isso que o Espírito Santo faz. Do nosso lado, nós experimentamos essa união pela fé em Jesus.

Nunca separe o novo nascimento da fé em Jesus

Veja como João coloca essas coisas juntas em 1 João 5.4: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Nascido de Deus – a chave da vitória. Fé – a chave da vitória. Porque fé é a maneira que experimentamos o nascer de Deus.

Veja agora como João diz isso em 1 João 5.11-12: “e o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. Portanto, quando Jesus diz, “o espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita” (João 6.63), e quando diz “você precisa nascer do Espírito” para ter vida, ele quer dizer: No novo nascimento, o Espírito Santo nos dá sobrenaturalmente nova vida espiritual ao nos conectar com Jesus Cristo pela fé. Porque Jesus é vida.

Então, nunca separe essas duas afirmações de Jesus em João 3: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (v.3) e “quem crê no Filho tem a vida eterna” (v.36). amem agradeço a sua leitura amem deixe seu comentário ao lado >>>>>

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -