Posted by : Francisco Souza domingo, 20 de agosto de 2017

A OBRA DA CRUZ

Introdução a II Coríntios
Em II Coríntios, Paulo mostra-nos que se nossa intenção é ter um vida plena em Cristo, temos de experimentar Cristo por meio da obra da cruz (1:9; 4:10-12), e o operar da cruz é para experimentarmos a unção, o selar e o penhor do Espírito Santo (1:21-22). O ministério provém desta experiência. A Segunda carta aos Coríntios dá-nos um modelo, um
exemplo de como o mortificar da cruz opera, de como Cristo é trabalhado em nosso ser e como nos tornamos a expressão de Cristo. O pensamento central das Escrituras é a intenção de Deus de trabalhar-se em nosso interior em Cristo e por meio do Espírito, a fim de que Deus e nós, nós e Deus, possamos ser verdadeiramente um em vida, em natureza e no Espírito.
Em 2ª Coríntios, Paulo foi adiante, dizendo-lhes que temia que os cristãos fossem distraídos de Cristo. Eles tinham sido
desposados a Cristo, mas ainda almejavam algo além dEle (11:2-3). Paulo os exortou a esquecer
todos os outros
objetivos e a tomar Cristo como seu único alvo.
As experiências mencionadas nesse livro são experiências no Santo dos Santos. Esse livro retrata uma pessoa que
estava no Santo dos Santos. Paul e seus cooperadores eram tais pessoas. Eles entraram na boa terra e estavam vivendo
no espírito, experienciando Cristo todo tempo. Eles eram profundos, até mesmo os mais profundos na experiência de
Cristo. 2ª Coríntios pode ser considerada como a autobiografia do apóstolo Paulo. Se você quer saber que tipo de
pessoa o apóstolo Paulo era, deve examinar 2ª Coríntios.
Esta carta fala sobre o ministério da nova aliança, que é constituído, produzido e formado com as experiências das riquezas de Cristo por meio de sofrimentos, pressões e da obra mortificadora da Cruz.

O Corpo precisa de alguns irmãos que foram trabalhados de forma completa por Deus, a fim de terem algo de Cristo, não simplesmente em sua
mente, como conhecimento a ser ensinado para os outros, mas como as riquezas de Cristo em seu espírito e em todo seu ser interior, para ser transmitido a outros.

II Coríntios 1 versículos chaves: II Co 1:4-6; 8,9 e 12;
II Coríntios 1:4-6 diz “Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. Mas,
se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos” .
Deus nos encoraja em toda a nossa tribulação com um propósito: que sejamos capazes de encorajar a outros. A palavra grega para consolação no versículo 4 também significa encorajamento. Ser consolado por Deus significa ser encorajado por Ele.

O operar da Cruz

A obra da cruz terminou com você, levou-o a um fim.Se desejamos ministrar algo de Deus em Cristo aos outros, temos
de sofrer (o sofrimento de Cristo) para ter a experiência. É pelo caminho da cruz que teremos algumas riquezas de Cristo para ministrar aos outros. O ministério não surge de nenhuma outra maneira, mas somente pelo operar da cruz. Paulo nos disse que Deus colocou-o numa situação onde foi “sobremaneira” (1:8) ou“excessivamente
sobrecarregado” a fim de que ele pudesse confortar a outros. Você pode ser perguntar por que tenho tantos problemas? Você percebeu que nessa carta existe a frase: “excessivamente sobrecarregado” ou “sobremaneira pressionado”? A Paulo diz-nos que ele e seus cooperadores foram excessivamente sobrecarregados acima de sua capacidade ou força de
modo que se desesperaram da própria vida (1:8). Quando você se encontra sob determinado tipo de sofrimento, nunca tente exercitar sua própria força para suportá-lo sozinho. Nunca tente vencê-lo por si mesmo. Depois que Paulo nos disse que ele e seus cooperadores foram tão sobrecarregados que se desesperam até da própria
vida, ele disse: “Contudo, já em nós mesmos tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e, sim, no Deus que ressuscita os mortos” (1:9). Quando os apóstolos estavam sob a pressão da aflição, desesperados até da própria vida, devem ter-se perguntado qual seria o resultado de seu sofrimento. A obra da cruz termina com nosso ego para que possamos experimentar Deus em ressurreição. A experiência da cruz sempre resulta no
desfrute do Deus da
ressurreição. 

Tal experiência produz e forma o ministério (II Co.1:4-6). A palavra de Paulo nos mostra que a obra começada em nós precisa ser terminada. Aí, então, aprenderemos a não
confiar em nós mesmos, mas em Deus. Ele está trabalhando por meio da cruz para terminar a obra em nós. (A cruz terminou para Jesus e quando disse que tudo estava consumado estava também dizendo para nós que a cruz ficava como herança para nós daí o texto que diz para tomarmos nossa cruz e Segui-lo). Deus está trabalhado para levar-nos
a um fim, até mesmo para que nossa espiritualidade, nossas conquistas espirituais, sejam levadas a um fim.
Em 1:12, Paulo diz: “O testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e principalmente convosco”. Em sua consciência, Paulo tinha o testemunho de que andava, movia-se e tinha seu ser nesta Terra não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus. Para alguns, sabedoria pode ser uma maneira inteligente de enfrentar determinada situação, mas essa sabedoria vem da nossa mente. A sabedoria humana é algo que você possui visando fazer algo para si mesmo. A graça de Deus é
que você não faça nada, mas que Deus faça tudo em seu interior. Não é você fazer algo para enfrentar
a situação, mas
permitir que Deus faça tudo em você e por você. Não podemos fazer nada humanamente falando: ir ao monte, jejuar,
comprar seu passaporte com dízimos, com campanhas. O nosso papel no tomar a cruz é deixar que a Espada do Espírito
penetre dentro de nós e nos corte dividindo o que o pecado misturou e lutar pela transformação de nosso entendimento.
Paulo disse que se conduzia na simplicidade e sinceridade de Deus. Simplicidade pode também significar singeleza.

Deus é simples e Deus é singelo. Quanto mais estamos na carne e na alma, mas complexos somos. Então não temos simplicidade, mas complexidade. Uma pessoa almática é muito complexa. Quanto mais ficamos no espírito, mais somos simples e sinceros. Somos sinceros na motivação, no objetivo e em tudo o que desejamos. Em 1:12 estão a simplicidade ou singeleza de Deus, a graça de Deus e a sinceridade de Deus. Se fomos tratados com a cruz, de tal maneira que ela nos levou ao fim, seremos pessoas pacíficas que desfrutam e experimentam a graça de Deus cuidando de tudo por nós. Assim seremos tão simples e tão sinceros em nossa motivação e em nosso objetivo. Desfrutaremos a
graça de Deus e teremos a simplicidade e sinceridade de Deus.
Victor Frankl considerado o precursor da logoterapia foi vitimizado pelo abuso nazista, ele diz que o espírito humano
tem um cordão umbilical chamado consciência. O que ele quer dizer? Como o nosso corpo biológico tem um cordão
umbilical que evidencia que ele tem origem em outro corpo biológico. O nosso espírito também tem um cordão umbilical que evidencia que ele também tem origem em um outro Espírito, que é o Espírito de Deus. E esse cordão um bilical do espírito humano chama-se consciência. É a interpretação do Victor Frankeu, muito próxima a interpretação do livro de provérbios que vai nos dizer que a nossa consciência é a lâmpada que Deus se utiliza para
falar conosco. Essa compreensão nos mostra que a voz de Deus vem de dentro e não de fora.
Quando Joana Dark foi martirizada e quando ela estava morrendo, ela disse: essa noite eu ouvi a voz de Deus, e os seus torturadores lhe disseram: você ouviu apenas a voz da sua consciência, a voz que está aí dentro de você; e ela disse, pois é assim mesmo que eu ouço a voz de Deus.
O selo e o penhor do Espírito Santo Quando a cruz de Cristo trabalha em você, este trabalho introduz a ressurreição. Portanto, em 1:21-22 diz-se que Deus
nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações. Se desejamos ministrar algo de
Cristo a outras pessoas, temos de experimentar Cristo pelo operar da cruz, e o operar da cruz é pelo penhor - Espírito Santo. Deus nos ungiu Consigo mesmo. A unção de Deus em nós é a transmissão de todos os Seus elementos divinos em nós.
Quando éramos incrédulos, não tínhamos os elementos divinos. Somente tínhamos o elemento humano. Deus nos ungiu Consigo mesmo a fim de podermos ser totalmente mesclados a Ele e sermos
totalmente um com Ele. A unção transmite os elementos de Deus para o nosso interior e o selo imprime os elementos divinos para expressar a
imagem de Deus. Se, com um carimbo carimbarmos um pedaço de papel, a figura do carimbo será deixada no papel. O selar nos dá a figura ou a imagem. Deus não somente nos ungiu com todos os Seus elementos, como também selou-nos
com Sua própria imagem.

 Vamos relembrar da reflexão do último encontro de domingo, que foi dito que quando Deus não tiver mais nenhuma
razão para nos tolerar, para nos perdoar, será por causa dessa marca (do Selo do Espírito Santo) e não porque nós somos bonzinhos que Ele continuará derramando do Seu favor e da Sua graça sobre nós. Esse foi o maior ato de amor de Deus, se fazer presente dentro de nós através do seu Santo Espírito.
Deus a partir da vida, da morte, da ressurreição de Cristo e do derramamento do Seu Espírito Santo; deixou de ser um Deus que está do lado de fora de nós e passou a ser um Deus que está do lado de dentro de nós. Um Deus encarnado, o Emanuel, “Deus em mim”. Embora também Deus esteja do lado de fora, mas em relação a nossa intimidade com Ele, o lugar do divino não é mais fora de nós, mas dentro de nós. Essa é a grande diferença do evangelho, o Espírito Santo
habita em nós. Se não entendermos que Deus mudou de endereço, nós estaremos buscando mais uma versão da busca pelo divino.
Temos que entender que Deus não está mais LÁ, mas Ele está AQUI, dentre de nós
Não seja manipulado pelas vozes do lado de fora, ouça a voz do Espírito que está dentro de você.
Deus mudou de endereço, busque Deus aí, dentro do seu coração. Pois foi assim que Jesus nos ensinou, quando você
quiser falar com Deus feche a porta do seu quarto, busque-o em secreto. Eu sei que você pode interpretar esta passagem literalmente, mas você também pode interpretar dizendo, se eu quiser ouvir Deus, eu preciso buscá-lo no mais íntimo do meu ser e fazer que se cale a força das outras vozes, até que a voz Dele se pronuncie dentro de mim. Fechar a porta, buscar o lugar do silêncio, sem ruídos, sem interferências, não é apenas fechar a porta do seu quarto para não atender um telefonema. É calar as vozes que estão lá do lado de fora, lhe impedindo de avançar e de prosseguir.
Para refletir...

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -