Posted by : Francisco Souza sábado, 21 de abril de 2018


A SAGA DO POVO DE DEUS
Texto: Neemias 4:1-23

Propósito específico: Conduzir o crente a uma preparação para as batalhas espirituais.
Conflitos, lutas, opressão. História de um povo que venceu a oposição de opressores estrangeiros ou nacionais. A vida cristã é uma luta constante.
TRANSIÇÃO: Na luta diária do povo de Deus encontramos cinco características que o faz vitorioso.

I - O POVO DE DEUS RESISTE - (v. 6)
Sambalate, o governador da Sumária não interessava que os judeus se fortalecessem (v. 1). Os inimigos zombavam (v. 1-3); o povo não parava de trabalhar (v. 6); a zombaria não impressionava e não afetava o povo de Deus (v. 7); Não se deixar impressionar pelas artimanhas do inimigo. 

A obra de Deus não pode sofrer danos; o cristão não se frustra diante da zombaria; não perde a oportunidade de conhecer a mensagem da salvação; não desiste.

II - O POVO DE DEUS TRABALHA - (v. 6)
A tática do adversário não pode dar certo. O povo de Deus dedica-se ao trabalho, não considera o desprezo e a zombaria (v. 6-7). Deus realiza maravilhas quando o povo trabalha. Somos cooperadores de Deus. Deus sempre faz a sua parte. Façamos a nossa.

III - O POVO DE DEUS ORA - (v. 9)
A obra tinha a autorização do rei (2:1-9). O inimigo fica irado. O povo de Deus fica atento, vigilante (v. 13). O povo de Deus fica na brecha, ora (Sl 127:1). Oração é uma arma indispensável na batalha que travamos neste mundo.




IV - O POVO DE DEUS PREVINE-SE - (vv. 13, 16-18, 20-23)
Guarda de dia e de noite (v. 9; Mt 26:41). Providências para evitar surpresas (I Pe 5:8), prudência. Trabalhar como se dependesse de nós. Confiar como se tudo dependesse de Deus.

V - O POVO DE DEUS CONFIA - (v. 14)

“Nosso Deus pelejará por nós” (v. 20; Sl 121:15). Quem trabalhava tinha sempre uma arma por perto. A armadura do cristão (Ef 6:10-20). O líder tinha um auxiliar com a trombeta. Soava o alarme. O líder é capaz, inteligente, cuidadoso, utiliza todos os recursos para proteger seu povo. Acima de tudo a confiança em Deus. Sem Deus não somos nada. Com Deus, com a benção do Senhor Jesus e com o controle do Espírito Santo, seremos conduzidos a vitória.


CONCLUSÃO

Quando Deus tem uma obra a fazer, jamais deixa de levantar os instrumentos necessários. Para vencer crises e conflitos é a piedade fervorosa e dedicação heróica. Deus providenciará a vitória. Somos um povo que sabe vencer as oposições. Resistir, trabalhar, orar, prevenir-se e confiar

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -